Petista diz que fará defesa em nome da democracia

Vera Rosa e Rafael Moraes Moura

25/08/2016

 

 

O JULGAMENTO DO IMPEACHMENT - Durante ato com apoiadores em Brasília, presidente afastada afirma que vai ao Senado na segunda-feira ‘para que um golpe nunca mais aconteça no País'..

Na véspera do início de seu julgamento, a presidente afastada Dilma Rousseff disse que irá se defender no Senado, na segunda-feira, para que “um golpe nunca mais aconteça” no País. Num ato público que pode ser o último antes do impeachment, Dilma lembrou o suicídio de Getúlio Vargas, que tirou a própria vida sob pressão para renunciar, e também o exílio de João Goulart no Uruguai para dizer que não desistirá da luta.

“O que eu vou fazer lá no Senado? Eu vou defender a democracia, os interesses legítimos do povo e, sobretudo, construir os instrumentos para permitir que um golpe nunca mais aconteça em nosso País”, disse.

Dilma afirmou ainda que seus algozes podem virá-la do avesso porque não encontrarão crimes nem dinheiro de corrupção.

[/TEXTO]“Eu não renuncio porque sou absolutamente incômoda. Não recebi dinheiro de corrupção.

Podem me virar de todos os lados, não vão encontrar nada.

A minha presença coloca, de forma clara, que há no Brasil uma ruptura democrática”, disse.

Sem a presença de senadores do PT, o ato organizado pela Frente Brasil Popular – que reúne movimentos e partidos de esquerda – contou com cinco ex-ministros, no Teatro dos Bancários, em Brasília. A presidente afastada foi recebida com flores aos gritos de “Volta, Dilma!” e “Dilma, querida, você fica”. Na plateia, formada por cerca de 500 militantes, alguns estavam vestidos com a bandeira vermelha da campanha de 2014, que trazia a inscrição Dilma em letras garrafais. O nome de Michel Temer, porém, foi riscado com caneta. Apesar de não citar o presidente em exercício, a petista disse que o País vive um momento marcado pela presença de “parasitas antidemocráticos” e falou em “golpe grandão”.

A presidente afastada Dilma Rousseff participou de ato contra seu afastamento realizado no Teatro dos Bancários, em Brasília.