Senador diz que indica ‘até melancia’ no Distrito Federal

 
06/08/2016
Eduardo Barretto 

 

O senador Hélio José (PMDB-DF) foi gravado dizendo que indica “quem quiser”, até uma melancia para a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) no Distrito Federal, que disse ser “dele”. Suplente do governador Rodrigo Rollemberg no Senado, ele deu as declarações em uma reunião com servidores na SPU na última terça-feira, e irritou-se com a resistência de funcionários de carreira a uma indicação dele.

— Isso aqui é nosso. Isso aqui eu ponho quem eu quiser, a melancia que eu quiser aqui, eu vou colocar — disse Hélio José a servidores da secretaria, e completou:

— A partir de hoje, a SPU é responsabilidade minha, do senador Hélio José, gabinete 19 da (Ala) Teotônio Vilela.

O peemedebista indicou Francisco Nilo Gonsalves Júnior para o cargo de superintendente da SPU, que é subordinada ao Ministério do Planejamento. Antes, Nilo ocupava função de confiança no Senado. Ele foi nomeado para a SPU mas ainda não tomou posse. Segundo funcionários da secretaria, que administra terras da União no DF, há resistência em torno do nome por suposto conflito de interesses com imobiliárias. Hélio José esbravejou, nas conversas divulgadas pela TV Globo ontem, que quem não concorda com a nomeação deve “esvaziar as gavetas e cair fora”.

Uma das servidoras na reunião era Mônica Aparecida Lopes. Ela diz ter ficado ofendida com o que o senador disse, e pediu exoneração de cargo de chefia logo após o evento.

— Eu me senti agredida. O clima entre os servidores ficou muito ruim. Não assino mais nada — disse Mônica ao GLOBO, e completou:

— É um um coronelismo. O patrimônio público não é dele. O Planalto minimizou: — O senador foi infeliz na sua declaração. Se equivocou. Ele (Hélio) não pode, neste governo, nomear ninguém que não tenha os requisitos exigidos por lei para exercer uma função pública — disse ao GLOBO o ministro Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo.

Procurado, Francisco Nilo não quis comentar o caso, assim como a SPU. Em nota, Hélio José somente disse que seu apadrinhado tem perfil técnico, e não é ligado a imobiliárias. Hélio ficou conhecido como Hélio Gambiarra depois que, em 1995, fez um “gato” quando era diretor da Companhia Energética de Brasília para um churrasco com o então correligionário ex-presidente Lula. Nas eleições de 2014, segundo o TSE, Hélio teve apenas seis votos para deputado distrital.

 

O globo, n. 30315, 06/08/2016. País, p. 5