Título: Caminho aberto a Haddad
Autor: Decat, Erich
Fonte: Correio Braziliense, 11/11/2011, Política, p. 6

Carlos Zarattini e Jilmar Tatto desistem das prévias e ministro da Educação será o candidato do PT à prefeitura paulistana

Apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidente Dilma Rousseff, o ministro da Educação, Fernando Haddad, terá caminho aberto no PT para disputar as eleições municipais de 2012. Na manhã de ontem, os deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto retiraram a pré-candidatura, evitando as prévias dentro do partido previstas para o próximo dia 27. A iniciativa dos parlamentares ocorre uma semana depois de a senadora Marta Suplicy deixar a disputa, após pedido de Lula. Na ocasião, Marta, entretanto, não disse que iria apoiar a candidatura do ministro.

A decisão de Zarattini e de Tatto foi sacramentada durante um café da manhã à beira do Lago Paranoá, na residência do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). O encontro contou com a participação do próprio Haddad e de 15 integrantes da bancada de São Paulo. O anúncio oficial deve ocorrer hoje, em almoço na sede de partido na capital paulista. Lula não deverá ir em razão da realização da quimioterapia para o tratamento do câncer na laringe.

A consolidação da candidatura de Haddad, que disputará sua primeira eleição, é mais uma vitória de Lula dentro do partido. Na visão do ex-presidente, para o partido vencer a disputa na capital paulista, onde o PSDB está no comando há 16 anos, é necessário uma cara nova.

Outros locais De acordo com integrantes da Executiva do PT, o desfecho encontrado em São Paulo deve servir de parâmetro para os demais estados onde há problemas internos. "Aqueles que estavam com as armas na mão agora deverão se desarmar", avaliou um integrante da cúpula do PT que participou ontem de reunião da Executiva da sigla em Brasília.

Em pelo menos cinco capitais, os petistas estão em verdadeiro pé de guerra. Em Porto Alegre, a legenda encontra-se rachada entre apoiar a candidatura da deputada Manuela D"Ávila (PCdoB) ou lançar nome próprio — Lula defende a aliança com Manuela. Entre os quadros do partido que querem a vaga está o ex-prefeito da cidade Raul Pont. O deputado Henrique Fontana chegou a se apresentar como candidato, mas desistiu.

Também no Sul, em Curitiba, o partido ainda não decidiu se vai sair com candidatura própria para o Executivo municipal ou apoiar o ex-deputado Gustavo Fruet, que recentemente migrou do PSDB para o PDT. A cúpula nacional do PT prefere essa segunda opção, contando com apoio de Fruet em 2014 para uma possível candidatura para o governo local da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT).

Em Fortaleza, encontra-se um dos maiores nós: há pelo menos 13 pré-candidatos no páreo pela indicação para disputar a prefeitura. Outro entrave que vem tirando o sono da Executiva do partido é a situação em Belo Horizonte. Lá, o PT está dividido entre seguir com o atual prefeito, Márcio Lacerda (PSB), ou sair na cabeça de chapa em uma aliança com o PMDB.

BONO VOX, DO U2, DESEJA MELHORAS O cantor Bono Vox, líder da banda irlandesa U2, enviou mensagem a Luiz Inácio Lula da Silva, desejando que o ex-presidente se recupere rapidamente do tumor na laringe. Na nota, o artista afirma ser fã do petista e disse que pretende incluí-lo em suas orações. A mensagem foi manuscrita, escaneada e enviada por e-mail por volta das 13h de ontem.