Título: Vaza IPCA de outubro
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 11/11/2011, Economia, p. 10

O vazamento da Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pode ter favorecido operadores que atuam no mercado futuro de juros. Ontem, uma falha provocou a divulgação antes da hora — o dado seria conhecido apenas hoje cedo — da inflação oficial do mês de outubro, que ficou em 0,43%. O resultado do IPCA representou uma leve queda em relação à setembro, quando o índice, que serve de base para sistema de meta dos governo, havia subido 0,53%.

"Uma falha no sistema de publicação de informações no site do IBGE permitiu que alguns usuários tivessem acesso antecipado aos resultados de indicadores econômicos que seriam divulgados apenas amanhã (hoje), às 9h", divulgou o IBGE. O instituto ainda não sabe como ocorreu a falha e informou que está investigando o que houve. Hoje, fará o detalhamento dos resultados completos do indicador de preços.

O incidente com o IBGE ocorreu após o fechamento da Bovespa e não chegou a afetar o mercado de ações. Pela manhã, a bolsa paulista chegou a arriscar passos rumo à euforia externa por conta do bem-sucedido leilão de títulos italianos, mas fechou o dia com ligeira queda, de 0,4%, aos 57.321 pontos. No mês, acumula perda de 1,74% e, no ano, de 17,29%. Embora a Itália tenha conseguido atrair mais investidores para os títulos de sua dívida pública, as principais bolsas mundiais fecharam sem direção definida.

Apesar da alta Bolsa de Nova York, que subiu 0,72%, na Europa a reação dos mercados às notícias foi controversa. Madri e Londres fecharam com queda de 0,36% e 0,29%, respectivamente. Mas a Bolsa de Frankfurt, uma das mais movimentadas da Zona do Euro, subiu 0,66%. Em Roma, o pregão também subiu: 0,97%. Para analistas, a delicada situação na Europa é a principal justificativa para tamanha oscilação nas bolsas de valores.

Dólar cai 0,83% Após fechar em alta de 2,08% na quarta-feira, o dólar voltou a cair ontem e recuou a R$ 1,761, com queda de 0,83% frente ao encerramento do dia anterior. Na semana, a moeda norte-americana acumula uma alta de 1,11% e no mês, de 3,45%. A crise na Zona do Euro, especialmente na Itália, ainda é o principal fator para o sobe e desce da cotação da divisa. O sucesso do leilão de 5 bilhões de euros em títulos públicos italianos com vencimento em 12 meses, segundo especialistas, e a definição da situação da Grécia, que escolheu Lucas Papademos como seu novo primeiro-ministro, influenciaram o mercado.