Título: Ataque em duas frentes
Autor: Lyra, Paulo de Tarso; Correia, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 14/11/2011, Política, p. 2

A proposta de greve geral nos canteiros da Copa de 2014 faz com que o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho (PDT-SP), ataque aliados e adversários de uma só vez. Além de tirar o sono do Planalto e da presidente Dilma Rousseff, receosos de que as obras não sejam entregues a tempo, ele também, escancaradamente, deixa de lado um dos seus principais correligionários, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Foi ao secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e não a Lupi, que, em tese, comanda as relações trabalhistas, que Paulinho avisou que pretende parar tudo no início do ano que vem.

É mais um capítulo do longo, constante e irreversível desgaste sofrido por Carlos Lupi. O ainda titular da pasta do Trabalho está cada vez mais isolado no próprio partido. A Força Sindical, corrente que ajuda na sustentação de Lupi na pasta e tem Paulinho como seu comandante, promete uma série de manifestações de desagravo ao ministro pedetista.

Mas, no dia em que Lupi jurou "só deixar o cargo abatido à bala", Paulinho evitou sentar-se ao lado dele na mesa de entrevistas e deixou o auditório do PDT antes do término da coletiva. "Os aposentados estavam me esperando no Senado", justificou ao Correio. Mais uma vez, os interesses da Força Sindical se sobrepuseram aos do partido e do ministro cambaleante. (PTL)