Título: Itens iguais aos do pré-teste
Autor: Filizola, Paula; Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 28/10/2011, Brasil, p. 8

As denúncias de vazamento de questões do Enem começaram a circular na última terça-feira, depois que um estudante de Fortaleza postou, em uma rede social, fotos de um simulado aplicado pelo Colégio Christus.

Na apostila distribuída pela instituição, constavam nove questões idênticas às da prova do Enem, aplicada no fim de semana passado. O colégio admitiu que teria distribuído a apostila, mas afirmou que as questões haviam sido retiradas de um banco composto por itens sugeridos por professores e alunos.

O Ministério da Educação (MEC) confirmou ontem que itens da apostila estavam no pré-teste que o Inep aplicou na escola privada em outubro de 2010. A prova serve para testar o nível de dificuldade dos itens. No simulado do colégio, constavam 14 questões idênticas às do pré-teste e nove às do Enem. O MEC decidiu cancelar a prova dos 639 estudantes da instituição e submetê-los a novo exame em 28 e 29 de novembro, quando será aplicado a prova para o sistema prisional.

A direção da escola em Fortaleza informou, em nota, que vai recorrer na Justiça da decisão, classificada como "ilegal e abusiva". A Polícia Federal investiga o caso. Se comprovadas irregularidades por parte do colégio, ele terá que arcar com os prejuízos da reaplicação do Enem para os seus alunos.

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Qual a posição da DPU em relação à medida do MEC sobre o vazamento? Não concordamos com a postura do ministério. Não é justa, simplesmente porque fere a isonomia de um exame aplicado para milhões de estudantes em todo o país. E são estudantes que buscam não apenas uma avaliação, mas principalmente o acesso ao ensino superior.

O que deve ser feito? Ou se anulam as questões que vazaram, ou se anula toda a prova. O Enem é aplicado em todo o país e, por consequência, os seus efeitos tem um alcance nacional. Então, não se pode querer tratar um problema que aconteceu em uma cidade específica como um problema local. É possível que mais pessoas, além de estudantes de Fortaleza, tenham tido acesso à prova no pré-teste. Com a internet, a comunicação entre estudantes fica facilitada.

O Enem apresenta outras falhas? Ainda é preciso garantir a isonomia e dar a possibilidade de defesa aos estudantes. O recurso aos resultados deve ser um direito, já que o Enem se tornou um processo seletivo e deve ser considerado pelo MEC como tal. (LL)