Título: Saif tenta escapar
Autor: Tranches, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 28/10/2011, Mundo, p. 17

Após informar que o filho foragido de Muamar Kadafi, Saif Al-Islam, teria planos para se entregar ao Tribunal Penal Internacional (TPI), o Conselho Nacional de Transição (CNT) afirmou ontem que o herdeiro teria pedido que um avião o tirasse do deserto no sul da Líbia e o levasse à corte em Haia (Holanda). Saif, 39 anos, que era considerado o sucessor do ex-ditador, fugiu no fim da semana passada, quando seu pai foi morto.

Autoridades do CNT afirmaram ter indícios de que ele e o ex-chefe de Inteligência Abdullah Al-Senussi estavam prontos para se entregar à Justiça internacional. Os dois, assim como Kadafi, foram indiciados por crimes contra a humanidade cometidos durante o levante iniciado em fevereiro.

Os relatos sobre o paradeiro da dupla são conflitantes. Nesta semana, o novo comando líbio revelou ter informações de que os dois homens estariam tentando entrar no Níger. A região desértica da fronteira com a Argélia ofereceu rota de fuga para outros parentes de Kadafi.

O jornal sul-africano Beeld divulgou a informação de que um grupo de mercenários da África do Sul estaria na Líbia para tentar resgatar Saif. Outro jornal da África do Sul, o Rapport, havia noticiado no domingo que esses mercenários teriam sido contratados por uma ou várias empresas vinculadas a Kadafi, para participar da proteção do coronel e de seus familiares.