Título: Na boca do caixa
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 16/11/2011, Política, p. 2

Reportagem publicada pelo Correio em abril mostrou a existência dos inquéritos da Polícia Federal (PF) que investigam os repasses do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) às entidades fantasmas de Sergipe. Em julho, o jornal revelou que eram quatro as ONGs na mira da corporação, todas beneficiadas por repasses diretos do MTE referentes aos Plano Setorial de Qualificação (Planseq), que somam R$ 11,5 milhões. A Justiça Federal em Sergipe determinou a quebra dos sigilos bancários das entidades, a pedido da PF. O objetivo é tentar rastrear para onde o dinheiro foi desviado.

Depois da publicação da reportagem, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, declarou que os saques eram feitos "na boca do caixa" e que os responsáveis serão punidos. "Vai ter processo criminal nisso aí. Vai ter gente na cadeia", disse Lupi na ocasião.

Em documento reservado à Controladoria-Geral da União (CGU), a PF de Sergipe admitiu serem "muito remotas" as chances de o MTE reaver o dinheiro desviado pelas entidades investigadas. A PF pediu a suspensão dos repasses "em razão da ingente quantidade de recursos financeiros provavelmente desviados em 2009, bem como em face da escassa probabilidade de reaver ao erário essas importâncias". (VS)