Valor econômico, v. 17, n. 4084, 05/09/2016. Internacional, p. A9

Temer diz ao Brics que está reconstruindo o crescimento no Brasil

Por: Assis Moreira

 

O presidente Michel Temer disse a seus colegas do Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul) que "o caminho do crescimento está sendo reconstruído no Brasil", em sua primeira participação no encontro dos líderes do grupo de países emergentes.

Com o Brasil tendo o pior desempenho econômico entre os grandes emergentes nos últimos três anos, Temer afirmou aos parceiros estar seguro de que, em breve, a economia brasileira voltará a crescer para benefício também da economia mundial.

Mais tarde, na cúpula do G-20, o presidente acenou com reservas internacionais elevadas, ao redor de US$ 372 bilhões, e um câmbio flutuante como espaço de manobra suficiente para o Brasil enfrentar cenários adversos de redução da liquidez internacional.

Enquanto Temer fazia seu discurso, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, acabou cochilando. Um membro da delegação disse que isso refletia o cansaço da longa viagem, o fuso horário (11 horas de diferença) e a programação pesada na China.

Em seu comunicado, os líderes das maiores economias desenvolvidas e emergentes do mundo vão reiterar que o excesso de volatilidade e movimentos desordenados no câmbio podem ter implicações adversas para a estabilidade econômica e financeira.

Tanto no Brics como no G-20, o presidente Temer enfatizou que o objetivo primordial de seu governo é promover o ajuste estrutural dos gastos públicos num horizonte de 20 anos.

Na cúpula, ele deu o tom geral sobre um ambiente internacional repleto de incertezas, mencionando a evolução dos preços das commodities, reflexos nos mercados das politicas monetárias de alguns países desenvolvidos e a volatilidade nos mercados financeiros "em meio a fatores como a elevada instabilidade de regiões do planeta sensíveis ao terrorismo".

Temer disse também no G-20 que o Banco Central tem atuado de "forma decisiva" para trazer a inflação para o centro da meta.

Ele mencionou que está trabalhando por uma modificação no sistema previdenciário com a fixação de uma idade mínima para a aposentadoria.

Em entrevista, já fazendo um balanço de sua participação no G-20, uma vez que sairá rápido hoje após o encontro em direção ao aeroporto, o presidente assegurou que os planos de privatizações e concessões estão todos "de pé". Ele foi perguntado se a ideia morreu, diante do clima político no país.

Segundo o presidente, o secretário Moreira Franco anunciará no dia 13 o que será concedido e desestatizado. O ministro Henrique Meirelles também verá quais ativos que o governo federal poderá desestatizar.

_______________________________________________________________________________________________________

Presidente compra sapato e brinquedo em Hangzhou

Por: Assis Moreira

 
 

"A sola do sapato quebrou." Foi como o presidente Michel Temer justificou sua ida às compras num shopping de Hangzhou, onde adquiriu dois produtos de setores que mais causam dor de cabeça à indústria brasileira: calçado e brinquedo (um cachorro robô). Temer apareceu na entrevista com o sapato de couro marron e aparentemente não convenceu com a história de que só viajava com um par de sapatos.

Internautas chineses descobriram a presença do presidente brasileiro no shopping e logo divulgaram fotos na rede social. Um jornal chinês deu detalhes: Temer gastou exatos 1.197 yuans, ou R$ 583, num passeio de 50 minutos acompanhado do presidente do Senado, Renan Calheiros.

Já o presidente dos EUA, Barack Obama, também foi alvo de atenção por ter sido esnobado pelos chineses na sua chegada a Hangzhou. A "afronta diplomática calculada", segundo fontes na diplomacia, foi não ter fornecido a escada com tapete vermelho. Obama foi obrigado a desembarcar do Air Force One por uma saída pouco usada na barriga do avião.

O jornal "The Guardian", de Londres, observou que foi com tapete vermelho que outros líderes, incluindo Temer, foram recebidos em Hangzhou. Para o "Washington Post", o incidente ilustram o quanto a relação entre essas duas potências está desgastada e cheia de frustrações.