Título: Mobilização pela Lei Geral
Autor: Decat, Erich
Fonte: Correio Braziliense, 02/11/2011, Política, p. 4

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, cobrou de integrantes da comissão geral do Mundial de 2014 na Câmara "celeridade" para a votação do projeto que trata da Lei Geral da Copa. A ministra se reuniu, na tarde de ontem, com o presidente do colegiado, deputado Renan Filho (PMDB-AL), e com o relator da proposta, Vicente Cândido (PT-SP), para discutir o andamento da matéria que estabelece as regras que estarão em vigor durante o torneio.

O encontro não estava previsto na agenda oficial da ministra e foi realizado no gabinete do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Na reunião, Ideli questionou se era viável o projeto ser aprovado tanto na Câmara quanto no Senado ainda este ano. A possibilidade foi descartada pelos deputados.

A expectativa dos integrantes da comissão é de que o texto seja colocado em votação no colegiado apenas em meados de dezembro. Após passar pela comissão, o projeto vai para análise do plenário da Câmara e, depois, segue ao Senado.

Na próxima terça-feira, os integrantes da comissão especial têm encontro com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, quando serão debatidas polêmicas previstas na proposta, como a questão da meia-entrada, a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e a comercialização das cotas de publicidade. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também será convidado para o debate.

Após a reunião, está previsto um almoço com os dirigentes, líderes do Congresso e representantes do Planalto, na casa de Marco Maia. Renan Filho e Vicente Cândido vão aproveitar a vinda de Valcke ao Brasil para discutir a possibilidade de lançar no Mundial uma campanha com o tema: "Por um mundo sem armas". Esse mesmo tipo de iniciativa foi realizado na Copa da África de 2010, quando o foco foi a luta contra a Aids. (ED)