PT classifica prisão como ‘desumana

Ricardo Galhardo

23/09/2016

 

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente nacional do PT, Rui Falcão, criticaram ontem a prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega.

Ambos afirmaram que a 34.ª fase da Operação Lava Jato, denominada Arquivo X, deveria se chamar “Operação Boca de Urna”, uma vez que ocorre às vésperas das eleições municipais.

Em entrevista à Rádio Povo, em Fortaleza, Lula classificou a prisão como um trabalho contra o PT na proximidade das eleições municipais e comparou o fato com o pleito de 2012, quando o partido atravessou o período eleitoral em meio ao julgamento do mensalão. “Está chegando perto das eleições e outra vez eles vêm para cima do PT”, disse o ex-presidente na entrevista, por volta das 11 horas, depois de Mantega ser levado à Polícia Federal em São Paulo e antes do juiz Sérgio Moro mandar soltar o ex-ministro.

Também pela manhã, Falcão afirmou que a prisão era “arbitrária, desumana e desnecessária”.

O presidente nacional do PT lembrou que Mantega é ex-ministro, tem endereço fixo e nunca se negou a dar esclarecimentos, sendo assim “midiática” a prisão em um hospital.

Sobre a denúncia da Lava Jato de que haveria repasses de verbas para o PT, o partido respondeu: “O PT refuta as ilações apresentadas.

Todas as operações financeiras do partido foram realizadas estritamente dentro dos parâmetros legais e posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral”.