Correio braziliense, n. 19446, 22/08/2016. Política, p. 2

O novo governo Temer (de novo)

Com o término do processo de impeachment no Senado, previsto para o fim deste mês, o presidente interino fará mais mudanças nos ministérios e, principalmente, no segundo e no terceiro escalões para agradar partidos aliados

Por: Paulo de Tarso Lyra

 

Não é apenas a mudança do conceito de interino para efetivo de Michel Temer que será alterado após a conclusão do processo de impeachment do Senado Federal, previsto para o fim deste mês. É praticamente certa — não necessariamente imediata — uma mudança de rostos e estruturas de poder na Esplanada dos Ministérios para marcar o novo momento da gestão do peemedebista. Nomes como os do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, devem ser substituídos. Temer deve efetivar Marx Beltrão no Ministério do Turismo. E uma nova configuração no segundo e no terceiro escalões deve acontecer para acalmar os partidos que davam apoio ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

As sucessivas gafes cometidas por Barros já fizeram com que a substituição dele fosse assimilada pelo principal comandante partidário, o senador Ciro Nogueira (PP-PI). O titular da Saúde já falou mal do Sistema Único de Saúde (SUS), propôs a criação de um plano pago para atender a população carente e afirmou que os homens vão menos ao médico porque trabalham mais que as mulheres. Nogueira enfrentou a ira de setores da legenda por ter apoiado um nome que não era, inicialmente, favorável ao impeachment. Concorda agora em promover a troca, mas não abre mão de que a pasta continue na cota do partido.

O PP, inclusive, entrou em uma disputa aberta com o PSC, do líder do governo André Moura (SE), pelo segundo escalão da Caixa Econômica Federal. “O PSC é uma legenda que tende a crescer em espaço em uma futura administração de Temer. O partido começa a ocupar um espaço de centro-direita que está vago. E tem ideologia, diferentemente do PMDB”, afirmou o coordenador do MBA Relações Institucionais do Ibmec/DF, Márcio Coimbra.

Coimbra é um dos que apostam que, passado o impeachment, o antigo centrão, que deu apoio a Cunha durante a gestão à frente da Câmara, terá de ser atendido com mais cargos. “É inevitável que essas legendas ganhem mais visibilidade e prestígio para que o governo Temer tenha estabilidade congressual”, explicou o coordenador do Ibmec. A primeira mudança, inclusive, já foi confirmada, com a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A pasta, que foi fundida ao Ministério do Desenvolvimento Social, comandado por Osmar Terra, voltará a ter uma estrutura própria e será administrada pelo Solidariedade, partido presidido pelo deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SP).

Essa parceria não será restrita apenas ao centrão, mas às legendas mais tradicionais, na opinião do professor de ciência política do IBMEC/MG Oswaldo Dehon. “Legendas como o PSDB, por exemplo, terão um peso maior na administração, a partir desta segunda fase de gestão”, reforça. Isso já aconteceu, de maneira concreta, na última quarta-feira, quando, após um jantar com a cúpula tucana no Palácio do Jaburu, Temer confirmou que ouvirá com mais frequência e atenção os conselhos da legenda na área econômica. “Ele quer a alma do PSDB em seu governo”, afirmou o líder do partido na Câmara, Antonio Imbassahy (BA).

Para Márcio Coimbra, essa parceria poderá ser benéfica para o governo. “O PMDB é um partido que tem corpo, é operacional, vota. Mas não tem cabeça, não formula nada. Já o PSDB tem cabeça, projeto de país, planejamento estratégico. Mas não tem o mínimo poder de articulação”, afirmou o coordenador do MBA. Segundo ele, a principal prova da ausência de capacidade de formulação do PMDB é que o partido “terceirizou” as principais pastas estratégicas da Esplanada: Relações Exteriores está com o PSDB; Fazenda, com o PSD; Agricultura, com o PR; Educação, com o DEM. “As pastas operacionais, como Integração Nacional e Casa Civil, estão nas mãos do PMDB”, disse Coimbra.

 

Frase

“Vencer resistências setoriais é mais complicado. Temos noção disso e também sabemos que o Congresso não é apenas um mero carimbador das propostas que acharmos corretas”

Geddel Vieira Lima, ministro da Secretaria de Governo

 

Dança das cadeiras

O que pode mudar no governo no pós-impeachment

 

Ministério da Saúde

Ameaçado e envolvido em polêmicas, Ricardo Barros pode deixar a pasta.

 

Ministério do Planejamento

Dyogo Oliveira deve ser trocado. O senador Romero Jucá deve indicar o sucessor da pasta.

 

Ministério do Turismo

Afilhado de Renan Calheiros, o deputado Marx Beltrão (PMDB-AL) deve ser efetivado.

 

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Será desmembrado do Ministério do Desenvolvimento Social

_______________________________________________________________________________________________________

Ambições políticas em segundo plano

Por: Paulo de Tarso Lyra

 

O professor de história política contemporânea da Universidade de Brasília (UnB) Antônio José Barbosa acredita que a principal virtude que o presidente em exercício, Michel Temer, precisará ter, a partir do momento em que for efetivado, será a coragem. “Ele precisará dela para tomar as medidas drásticas e duras para recuperar a economia do país e a credibilidade no sistema político brasileiro”, justificou.

Por isso, na visão do professor, é fundamental que Temer não seja, de fato, candidato ao Planalto em 2018. “Tem de ter uma postura semelhante à de Itamar Franco em 1994, que abriu mão de ambições pessoais para fazer o que o país precisava naquele momento”, comparou. O professor de ciência política do Ibmec/MG Oswaldo Dehon declarou que, só assim, será possível recolocar a economia nos trilhos.

O coordenador do MBA de Ciência Política Márcio Coimbra acredita que Temer terá condições de pacificar as relações congressuais e até de encaminhar algumas medidas econômicas importantes, embora pontuais. “Não vejo Temer e o PMDB com ânsias reformistas, esse não é o perfil deles. As reformas que conseguirem fazer — sejam elas trabalhistas ou da Previdência — têm muito mais a ver com a necessidade de diminuição do tamanho do estado, em ajuste fiscal, do que uma mudança de visão estratégica de país”, explicou.

O ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, afirma que o governo deve mandar, ainda este ano, a reforma da Previdência para o Congresso. Ele, que foi líder do PMDB durante o governo Fernando Henrique Cardoso, espelha-se no primeiro mandato do tucano, que, segundo ele, foi basicamente congressual. “Nós quebramos o monopólio da Petrobras, das telecomunicações, encaminhamos a Reforma da Previdência. Vencer resistências setoriais é mais complicado. Temos noção disso e também sabemos que o Congresso não é apenas um mero carimbador das propostas que acharmos corretas”, completou Geddel. (PTL)