Chefe da AGU diz que vai se desfiliar do PSDB

Rafael Moraes Moura

22/09/2016

 

 

Depois de 19 anos de filiação ao PSDB, a ministra-chefe da Advocacia- Geral da União (AGU), Grace Maria Fernandes Mendonça, informou ontem que vai pedir para sair dos quadros do partido. “A advogada-geral reitera que jamais participou de atividade partidária por qualquer agremiação. Sua atuação à frente da Advocacia-Geral da União é eminentemente técnico- jurídica e voltada ao exercício de uma advocacia pública de Estado”, comunicou a assessoria da AGU, em nota depois da divulgação da informação sobre a filiação.

O caso foi revelado pela coluna Expresso’, da revista Época.

Segundo a Advocacia-Geral da União, a ministra “se surpreendeu” com o registro de filiação, do qual “não se recorda de ter feito”. “Diante deste fato, ainda que reconhecendo a importância das legendas no estado democrático de direito, Grace Maria Fernandes Mendonça vai, cordialmente, solicitar sua imediata desfiliação”, comunicou a AGU.

Única mulher a compor o Ministério do governo de Michel Temer, Grace Mendonça assumiu o comando da Advocacia- Geral da União em 14 de setembro, depois da demissão de seu antecessor, Fábio Medina Osório, que entrou em rota de colisão com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Antecessor. Fábio Medina alegou que não foi “subserviente” à Casa Civil e lançou dúvidas se Grace terá “autonomia” no comando da pasta. O ex-ministro atribuiu sua exoneração à suposta insatisfação do Palácio do Planalto com medidas tomadas pela Advocacia-Geral da União contra políticos investigados na Operação Lava Jato, incluindo parlamentares da base aliada do governo Temer.

A saída foi definida horas depois de Medina cobrar de sua equipe agilidade nas providências para ajuizar ações de improbidade administrativa contra responsáveis por desvios na Petrobrás e outros órgãos. A nova advogada-geral da União considerou “infundadas” as acusações de seu antecessor de que o governo estaria tentando abafar a Operação Lava Jato.

Ao ser anunciada no cargo, Grace afirmou que o governo vai tomar as providências necessárias para processar políticos e servidores públicos investigados na Lava Jato. “Não vai ter nenhum tipo de restrição. Tão logo sejam analisadas pelo Departamento de Probidade Administrativa, as ações serão promovidas pela AGU”, disse.

‘Técnico-jurídica’

“ A advogada-geral reitera que jamais participou de atividade partidária por qualquer agremiação. Sua atuação à frente da Advocacia-Geral da União é técnico-jurídica e voltada ao exercício de uma advocacia pública de Estado.”

Advocacia-Geral da União

EM NOTA OFICIAL.