Título: Doença é o principal tema nas redes sociais
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 30/10/2011, Política, p. 2
Cecilia Pinto Coelho
Assim que o Hospital Sírio-Libanês confirmou o tumor na laringe de Luiz Inácio Lula da Silva, as redes sociais começaram a fervilhar com mensagens sobre o drama agora vivido pelo ex-presidente. A notícia entrou para os assuntos mais comentados do dia no país, ficando em primeiro lugar nos Trending Topics. O site Topsy, especializado em pesquisas nas redes sociais, registrou 3.573 tuítes com "#ForçaLula" até o fim da tarde de ontem. A população brasileira, em sua grande parte, manifestou-se pela melhora de Lula e escreveu recados calorosos e emocionados.
O ex-jogador Ronaldo Nazário (Fenômeno) escreveu em seu perfil pessoal: "Meu carinho e minhas orações para o presidente Lula. Força, guerreiro. Tô na torcida pela sua breve recuperação". O humorista do programa CQC Felipe Andreoli mostrou-se otimista em relação ao estado de saúde de Lula. "Política e partidarismos à parte, toda força para o presida Lula nessa hora. Sou fã do ser humano Luiz Inácio e acho que ele sai dessa", comentou.
De início, uma série de informações não confirmadas confundiu os internautas. Diagnósticos sem fundamento e a forma como o Lula poderia ter descoberto a doença foram algumas das muitas invenções que puderam ser lidas na internet. O ator José de Abreu, por exemplo, disse em seu Twitter que dona Marisa, esposa de Lula, teria ido ao hospital tratar de uma forte dor de cabeça e o médico teria sugerido ao ex-presidente um checape completo. Nada disso foi confirmado.
No Facebook, a fan page criada em homenagem a Lula foi tomada por mensagens de apoio. Fãs do ex-presidente postaram recados carinhosos com, inclusive, dicas de tratamento. "Sr. Presidente, existe, em Floripa, um lugar chamado CAPC (Centro de Apoio a Pacientes com Câncer). É um lugar maravilhoso para tratamento desse tipo de patologia e tem curado muitas pessoas. É um SPA espiritual. Bom tratamento ao senhor", escreveu Cris Dib.
"Que o símbolo do nosso país, Luiz Inácio Lula da Silva, tenha uma recuperação célere e definitiva. ForçaLula", postou Lucas Fernandes. Muitos argentinos também utilizaram a rede social para enviar palavras positivas. Guillermo Reppel postou "Fuerza presidente! El pueblo argentino te abraza en éste difícil momento". Marina Sanchez completou: "Mi admiración y mi respeto por usted sr. Lula! Fuerza hermano. Saludos desde Argentina!".
Políticos também se manifestaram. "Lula tem o Brasil inteiro torcendo para que ele vença esse câncer! Enfrentou alguns do Brasil, enfrentará em si próprio! Força Lula", postou a deputada federal Manuela d"Ávila (PCdoB-RS) .