Teori arquiva um dos inquéritos contra Edison Lobão

Carolina Brígido

02/09/2016

 

 

Decisão atendeu a pedido de Janot, que alega falta de provas; senador é investigado em outros 3 processos

 

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou ontem um dos inquéritos contra o senador Edison Lobão (PMDB-MA) na Operação Lava-Jato. A decisão foi tomada a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na semana passada, Janot enviou parecer à Corte afirmando que não havia elementos suficientes para justificar a continuidade das apurações.

A investigação foi aberta com base no depoimento do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, um dos delatores da Lava-Jato. Costa disse que Lobão solicitou R$ 1 milhão em reunião ocorrida possivelmente em 2008. O dinheiro sairia dos contratos da estatal.

Segundo Janot, a investigação não foi capaz de encontrar provas que corroborassem ou refutassem os depoimentos de Costa e de outro delator, o doleiro Alberto Youssef. O procurador afirmou que persistem “até mesmo dúvidas em relação a circunstâncias essenciais dos fatos aqui versados, tais como o local da entrega dos valores solicitados, bem como o período no qual teria ocorrido a solicitação”.

Além desse inquérito, há outros três da Lava-Jato no STF abertos contra Lobão. A Polícia Federal sugeriu o arquivamento de um deles, em que a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney também é investigada. Mas Janot pediu a realização de mais uma diligência: o fornecimento da relação de hóspedes de um hotel em São Paulo em 2010. Teori autorizou o pedido. Nesse inquérito, Lobão é suspeito de ter pedido R$ 2 milhões a Paulo Roberto Costa para a campanha de Roseana ao governo do Maranhão em 2010.

 

 

O globo, n. 30342, 02/09/2016. País, p. 7.