Título: Rede de protestos
Autor: Filizola, Paula
Fonte: Correio Braziliense, 30/10/2011, Brasil, p. 14

Inconformados com mais uma edição marcada por fraudes no Enem, estudantes de todo o Brasil organizam pelas redes sociais protestos para os próximos dias. Com faixas, vestidos de preto e usando narizes de palhaço, cerca de 300 alunos se reuniram na sexta-feira, em frente à sede do Ministério Público Federal de Fortaleza, onde surgiu a primeira denúncia de vazamento de questões. O movimento, intitulado "Enemganados", existe desde 2010, quando mobilizou candidatos em diversos pontos do país para protestar contra as confusões daquele ano. Alunos do Rio Grande do Sul também se reuniram na sexta-feira para protestar contra a organização do Enem. Alguns professores participaram da ação.

No Facebook, estudantes criaram uma página chamada "Protesto contra o Vexame Nacional do Ensino Médio", em que eles pedem a saída do ministro Haddad e a reformulação da prova do Enem. "A manifestação é para chamar a atenção para os problemas que o Enem apresenta como um todo. O vazamento da prova reforçou, mais uma vez, nossa indignação e a sensação de estarmos sendo prejudicados e desrespeitados", afirmam os organizadores do evento.

Os internautas estão programando passeatas nas principais capitais do país, entre elas, Rio de Janeiro, São Paulo, Cuiabá, Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza. No Rio, mais de 6 mil pessoas já confirmaram presença no evento marcado para 13 de novembro, na Praia de Copacabana.

A revolta dos alunos deu origem a um abaixo-assinado, que circula pela internet com o nome "Enem para todos ou para ninguém". Segundo os responsáveis, a petição virtual visa mobilizar candidatos para originar uma ação coletiva que respeite o direito de todos os que se sentem lesados com a decisão de reaplicação da prova do Enem a uma parcela de candidatos. O documento já foi assinado por mais de 600 pessoas.