Correio braziliense, n. 19412, 19/07/2016. Política, p. 2

Esforço para garantir a segurança no Rio

Após se reunir com ministros, Temer convida os turistas a desfrutarem dos jogos e destaca o reforço no policiamento na cidade. Planos de contigências nas sedes do futebol serão revisados pelo governo

Por: Naira Trindade

 

Em meio a um clima de preocupação com a segurança das Olimpíadas no Rio de Janeiro, o presidente em exercício, Michel Temer, almoçou com os ministros da Justiça, Alexandre de Moraes; da Casa Civil, Eliseu Padilha; chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho; e chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen; para afinar o discurso em relação às medidas adotadas pelo governo para garantir a paz nas arenas olímpicas. Depois do almoço, Temer divulgou um vídeo em que tenta tranquilizar turistas a “desfrutar” do Rio.

A estratégia do governo é minimizar o receio da população e dos atletas de que possíveis ameaças de ataques terroristas podem estragar a megafesta esportiva. Nos 52 segundos de gravação, Temer reforça a preparação para receber os povos e frisa o reforço no policiamento. “Você brasileiro ou você estrangeiro, seja atleta ou turista, porque você indo ao Rio de Janeiro verificará que, por determinação nossa, nós reforçamos muitíssimo a segurança naquela cidade”, afirmou.

Vestindo camisa social, gravata, mas sem paletó, o presidente interino prosseguiu ainda deixando um convite aos turistas: “Pode vir tranquilo, pode desfrutar das maravilhas da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, das belezas naturais, e participar dos Jogos, que terão uma repercussão internacional. Portanto, mais uma vez venho a você para dizer que já determinei o reforço da segurança dos Jogos para dar a você a tranquilidade para a visita que fará ao Brasil e ao Rio de Janeiro”.

Entre as medidas de reforço para assegurar que episódios violentos não atrapalhem os Jogos Olímpicos, estão a revista de pessoal e o patrulhamento das vias olímpicas. Também houve mudança no acesso aos aeroportos e cerca de 41 mil policiais foram redirecionados para participar do esquema de segurança. Para que o reforço não fique limitado ao Rio, o ministro Alexandre de Moraes garantiu a Temer que visitará, a partir de hoje, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Manaus para assegurar que os planos de segurança sejam revisados.

A reunião semanal que trata das Olimpíadas não deve ocorrer no Planalto hoje. Ainda nas estratégias de medida de segurança, o governo pretende criar um plano de comunicação integrado para identificar possíveis danos aos jogos e ao governo Temer. A ideia é organizar as ações e informá-las de forma eficiente à sociedade, sem alarmes que provoquem pânico nos cidadãos.

 

Checagem

A preocupação em ampliar o esquema de segurança se intensificou após um homem — identificado como Mohamed Lahouaiej Bouhlel, 31 anos — conduzir um caminhão em meio à multidão atropelando e matando pelo menos 84 pessoas em Nice, no sul da França. O episódio levou o general Sérgio Etchegoyen a informar na sexta-feira passada a revisão de todos os planos de segurança para o evento esportivo e a afirmar que trocará “conforto por mais segurança” no Rio.

Em meio ao pente-fino que já fez a checagem de mais de 500 mil pedidos de credenciamentos, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), vinculada ao Ministério da Justiça, negou o pedido de quatro pessoas envolvidas ao terrorismo internacional que desejavam participar da cerimônia. Por motivo de segurança, os nomes e origens dessas pessoas não são revelados. Trata-se de interessados em participar dos jogos de forma credenciada (com crachá) e podem ser voluntários, jornalistas, funcionários ou até mesmo parentes de atletas.

A Sesge também recomendou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que rejeite o credenciamento de 11 mil pessoas por terem passagem pela polícia, algum registro negativo ou prática de algum crime no passado. Nesse caso, segundo a assessoria de imprensa, apesar da recomendação para o não credenciamento, cabe ao comitê negar o pedido. Há também nessa lista cerca de 60 brasileiros com mandados de prisão em aberto por crimes como homicídios e tráfico de drogas.

Apesar do alto número de checagem (500 mil), o pente-fino ainda não acabou. A exemplo do que aconteceu em Londres, quando mais de 440 mil foram averiguados, a Sesge espera analisar em torno de 600 mil pedidos de credenciamentos. Há ainda a situação de estrangeiros que precisam ser verificadas. Os investigadores descobriram que 40 pessoas estão com alertas da cooperação internacional e estão sendo monitorados pela inteligência brasileira.

Ontem, o site de monitoramento especializado em atividade de terror Site Intelligence Group identificou que um grupo extremista no Brasil manifestou apoio ao Estado Islâmico por meio do aplicativo de mensagens Telegram. De acordo com a Revista Época, o grupo “Ansar al-Khilafah #Brazil” é considerado o primeiro deste tipo formado na América do Sul. Nas redes sociais, a diretora Rita Katz alerta para o fortalecimento de tais grupos com a proximidade da data do evento esportivo.

“Declaração de fidelidade ao EI é a primeira de um grupo na América do Sul. Preocupante: canais de línguas ocidentais (inglês, português, espanhol, alemão etc.) vêm demonstrando drástico aumento em tamanho e engajamento”, publicou Rita Katz, no Twitter. Responsável pelo grupo de monitoramento, ela já foi elogiada em 2004 pelo FBI por suas contribuições para investigações contra o terrorismo.

 

Bolsa largada  no Leblon

Suspeita de conter material explosivo, uma bolsa de viagem largada em uma rua do Leblon, na Zona Sul do Rio, na manhã de ontem, por um homem não identificado, mobilizou o Esquadrão Antibombas da Polícia Civil e até o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), central de operações da Secretaria de Segurança do Estado, que já está no chamado período operacional da Olimpíada. Lá ficam representantes de 22 órgãos, da prefeitura, estado, ministérios da Justiça e da Defesa, além da Agência Brasileira de Inteligência. O conteúdo da mala: apenas roupas. O incidente ocorreu no fim da manhã. A bolsa foi deixada por um homem em frente a um prédio da Avenida General San Martin, uma das mais movimentadas do bairro, entre as ruas Carlos Góis e Almirante Guilhem. O porteiro estranhou a atitude e chamou o homem, que saiu correndo. Ele, então, chamou a polícia. Não se sabe se o homem que abandonou a bolsa queria fazer uma “pegadinha”, aproveitando-se do estado de atenção quanto a possíveis ameaças terroristas ao Rio.