Título: Cautela nos mercados
Autor: Ribas, Silvio
Fonte: Correio Braziliense, 03/11/2011, Economia, p. 14

Cannes (França) — Os investidores devem preparar os nervos. Diante das exigências impostas à Grécia pelos líderes europeus — ou o país aprova o pacote de socorro que recebeu, ou terá que deixar a Zona do Euro —, os mercados financeiros tenderão a operar com grande nervosismo hoje e nos próximos dias. "Será preciso muito sangue frio, pois o mundo está diante do impasse. Tomara que o governo grego tome juízo e aceite a ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) e permaneça no euro", disse um economista de um banco estrangeiro.

Ontem, enquanto aguardavam o resultado do encontro do primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, os investidores optaram pela cautela. Mas, ainda assim, as bolsas de valores fecharam em alta nas principais economias do mundo — no Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) ficou fechada por causa do feriado de Finados.

Valorização Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones da Bolsa de Nova York registrou valorização de 1,53%, depois de dois pregões em queda. Nem mesmo as projeções de crescimento menor para a economia norte-americana divulgadas pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) foram suficientes para impedir os investidores de irem às compras de ações. Na Nasdaq, a bolsa eletrônica, o ganho ficou em 1,27%. Na Europa, a Bolsa de Londres apontou elevação de 1,15%, a de Paris subiu 1,38% e a de Frankfurt, 2,25%. (SR)