Título: Fiscais são interrogados
Autor: Filizola, Paula
Fonte: Correio Braziliense, 04/11/2011, Brasil, p. 8

Quatro estudantes universitários que integravam o grupo responsável pela fiscalização da etapa do pré-teste do Enem no Colégio Christus prestaram ontem depoimento na sede da Polícia Federal em Fortaleza. Dois deles negaram extravio de dois cadernos de provas da escola. "Consta tudo na ata: quantos papéis recebemos, quantos foram entregues, quantos faltaram. Se sumiu, foi com eles mesmos", disse a fiscal Daisane Mendonça, 24 anos, ao portal G1.

Segundo ela, os fiscais receberam o material lacrado, com um envelope informando o número de provas. "Não poderia ter sido manipulado. O que fizemos foi lacrar as provas dentro de um papel e devolver", relatou Daisane. A estudante contou ainda que seis fiscais tabalharam no dia da aplicação do pré-teste no Colégio Christus, um dos mil colégios do Brasil sorteados para realizar o exame. "Eram os fiscais e os alunos. Não tinha professor e mais ninguém", afirmou. Os fiscais alegaram ainda que não foram avisados de que realizavam a fiscalização de um pré-teste para o Enem.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e a presidente do Inep, Malvina Tuttman, já afirmaram que professores da escola manipularam dois cadernos. Haddad disse ter convicção de que foram os docentes do colégio investigado que reproduziram e distribuíram os cadernos aos alunos. De acordo com assessoria de comunicação da PF em Brasília, a investigação ainda não tem data certa para acabar, mas está próxima do fim. Caso a manipulação das informações seja comprovada, o colégio de Fortaleza poderá ter que arcar com uma provável repetição exame. Segundo o Inep, o custo é de R$ 45 por aluno. (PF)