Título: Mais de 375 mil farão o Enade no domingo
Autor: Silva, Bruno
Fonte: Correio Braziliense, 04/11/2011, Brasil, p. 8

Após o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) vai avaliar o ensino superior brasileiro. Neste domingo, a partir das 13h, 376.180 estudantes farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sendo 7.992 alunos de 172 cursos de instituições de ensino públicas e particulares do Distrito Federal. O exame é obrigatório para os alunos selecionados. Quem não o fizer fica impedido de retirar o diploma.

A tensão tradicional ao exame ganhou um adendo neste ano. Estudantes reclamam da distância que terão que percorrer para fazer a prova em locais escolhidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudante de engenharia mecatrônica da Universidade de Brasília (UnB) George Brindeiro, 23 anos, se surpreendeu ao descobrir que seu exame será aplicado no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 02 do Paranoá. Como outros colegas também farão a prova no local, ele organizou um grupo de cerca de oito pessoas para irem juntas à escola. "Para facilitar, a gente decidiu ir de carona. Nenhum de nós mora por lá e não sabemos como chegar. Precisamos olhar no mapa", admite o morador da Asa Sul.

O Inep não divulga uma lista de locais onde a prova é aplicada, mas informou, por meio de assessoria de imprensa, que os lugares são próximos da instituição de ensino onde o candidato conclui a graduação. A distância entre a UnB e o CEF 02 do Paranoá é de cerca de 22km, quase duas vezes a distância dos extremos da asas Sul e Norte. "Normalmente, esperamos que a prova seja em um local próximo ao que a gente mora, como normalmente é no vestibular", alega Thiago Nast George, 25 ano. Também morador da Asa Sul e estudante de mecatrônica da UnB, Thiago fará a prova no Paranoá.

O Enade avalia os cursos em uma periodicidade de no máximo 3 anos. No domingo, farão a prova estudantes de bacharelado em arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, licenciatura em pedagogia, educação física, artes visuais, música, e cursos de tecnólogo em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Neste ano, o exame traz uma novidade: os alunos ingressantes no ensino superior não precisarão fazer a prova. A partir de agora, eles serão avaliados com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também de responsabilidade do Inep.

Estudantes têm que sair da reitoria da USP A Justiça estabeleceu, no fim da tarde de ontem, um prazo de 24 horas para que estudantes da Universidade de São Paulo (USP) saiam do prédio da reitoria, ocupado pelo grupo na madrugada da última quarta-feira. Os alunos protestam contra a presença da Polícia Militar no câmpus. Parte deles desocupou ontem a Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Após vistoriar o local, uma comissão formada por professores, funcionários e estudantes da instituição informou que não houve danos significativos na faculdade. As invasões na USP começaram no último dia 27, quando PMs tentavam levar para a delegacia três estudantes flagrados fumando maconha na cidade universitária. Confira o vídeo da invasão da reitoria no site www.correiobraziliense.com.br.

Consulte Para saber o local de prova, o candidato deve entrar no link http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarLocalProva/.