Título: Regras valem para todos
Autor: Ribas, Silvio
Fonte: Correio Braziliense, 04/11/2011, Economia, p. 9
Cannes (França) — O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou ontem que a defesa do euro é primordial para todos os países que adotam a moeda comum, ameaçada com a crise fiscal da região, em particular da Grécia. "Se o euro explodir, a Europa explodirá também", avisou, em entrevista após o primeiro dia da reunião de cúpula do G-20. Ele mostrou alívio com o recuo do governo grego na intenção de submeter a um referendo popular o pacote de ajuda da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), acertado na semana passada. Para Sarkozy, a oposição grega mostrou "sentido de responsabilidade" ao apoiar as medidas de austeridade. "A Europa precisa agora dar uma mensagem de credibilidade para todo o mundo", acrescentou.
Sarkozy afirmou que deseja a permanência grega no bloco monetário, mas ressaltou que todos os participantes precisam mostrar capacidade de seguir as regras. "Quando tomamos decisões, elas têm de ser efetivas. E quando definimos regras, elas têm de ser cumpridas", disse. Ao fazer um balanço das primeiras conversas do G-20, ele informou que os líderes do grupo querem a permanência da Grécia, mas que "os gregos devem antes chegar a um acordo sobre isso".
Essa foi a razão, segundo o líder francês, de ele e a chanceler alemã, Angela Merkel, terem pressionado as autoridades daquele país a respeitarem o pacote de resgate. "Não quero dar a ideia errada de que estamos nos envolvendo na política interna grega. Mas, se for para defender o euro, estaremos presentes para cumprir com nossas funções."
Ele sublinhou ainda o fato de os líderes do G-20 terem se mostrado preocupados com uma solução rápida da crise e o apoio dos Estados Unidos às medidas anunciadas. (SR)