TRE pede ação sobre panfleto de Crivella

BRUNO GÓES,GUSTAVO SCHMITT

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) vai propor uma ação por propaganda irregular contra a candidatura de Marcelo Crivella (PRB) pelo uso de panfletos de campanha com a imagem do senador ao lado do cardeal arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.

O juiz Marcello Rubiolli, responsável pela propaganda eleitoral no Rio, vai enviar o caso ao Ministério Público Eleitoral. Caso seja condenado, Crivella poderá pagar multa de até R$ 25 mil.

— A despeito de o Estado ser laico, mais uma vez um candidato usa o poder religioso para se promover — afirmou Rubiolli.

O panfleto, distribuído em portas de igrejas e na entrada de estações do metrô, foi rechaçado pela Arquidiocese do Rio por considerar que ele leva os eleitores a concluírem que dom Orani apoia Crivella. A foto contida no material foi feita no último dia 24, quando o candidato do PRB se reuniu com o arcebispo para apresentar seu plano de governo.

Em evento de campanha ontem, em Campo Grande, Crivella disse que “jamais tentou induzir o povo de que tem o apoio da Arquidiocese” e que o panfleto “não pede voto”. O candidato afirmou que a responsabilidade pelo material distribuído é de católicos que apoiam sua candidatura. O candidato negou que a impressão do material tenha sido um erro de sua campanha.

— Claro que eu cometo erros, como todos, mas esse eu não cometi, de tentar, de maneira subliminar ou maliciosa, induzir o povo de que eu tenho o apoio da Arquidiocese para ganhar voto.

Apesar de a Arquidiocese ter condenado o uso da imagem nos panfletos, o candidato alegou que, quando esteve com o cardeal, lhe perguntou se a foto “poderia ser pública”. Segundo Crivella, dom Orani disse que sim.

 

O globo, n. 30363, 23/09/2016. País, p. 6