Valor econômico, v. 17, n. 4101, 29/09/2016. Brasil, p. A6

Temer escolhe diplomata como porta-voz

Alexandre Parola ocupou a mesma função no período final no segundo mandato presidencial de FHC

Por: Bruno Peres

 

O presidente Michel Temer escolheu ontem o diplomata Alexandre Parola para ocupar a função de porta-voz do governo, segundo informou a assessoria da Presidência.

A nomeação de um diplomata para o posto está inserida em um programa de comunicação sob a análise do Palácio do Planalto com a finalidade melhorar a imagem do governo.

A intenção é concentrar as informações governamentais no Palácio do Planalto em vez de deixa-las dispersas pela Esplanada dos Ministérios.

Parola ocupou a mesma função ao fim do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

É diplomata de carreira, estava até então no departamento econômico do Ministério das Relações Exteriores e também atuou na delegação do Brasil em Genebra junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Parola trabalhará junto com o secretário de Comunicação da Presidência, Márcio Freitas, quem acompanha Temer há mais de uma década.

O presidente buscava há tempos um diplomata para o posto de porta-voz para alinhar e centralizar o discurso do governo e melhorar a divulgação das ações governamentais.

Nomes de peso do jornalismo e da comunicação corporativa e da própria diplomacia brasileira haviam recusado sondagens e convites feitos pelo presidente.

Entre as frentes prioritárias de atuação do Palácio do Planalto na comunicação governamental está também a campanha que será feita para justificar a necessidade de debater alterações às regras previdenciárias.

A campanha deve ser desencadeada em canais diversos, desde peças publicitárias nas ruas ao ambiente virtual na internet.

Nessa frente, o portal que reúne conteúdo produzido pelas assessorias da Esplanada dos Ministérios terá papel preponderante para esclarecimento e detalhamento de informações.

Além de apresentar e tornar mais claras as ações de governo, o Palácio do Planalto espera que a nomeação de um porta-voz, com perfil considerado mais neutro, cauteloso e hábil para comunicação, evite ruídos em comunicados e anúncios ao centralizar a divulgação governamental.

Episódios recentes de desgastes para o governo, envolvendo debates sensíveis como a Operação Lava-Jato e as reformas estruturantes propostas por Temer acenderam sinais de alerta no Palácio do Planalto.

O próprio Temer aproveitou discurso público recentemente para esclarecer as discussões relacionadas à reforma trabalhista, após declarações do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, terem repercutido negativamente, segundo Temer, por causa de distorções e desinformação.