Nudez no andar de cima

Eduardo Barreto

10/09/2016

 

 

Na noite do impeachment de Dilma, artista pintou em modelo nua os azulejos de Athos Bulcão no andar acima do de Temer, no Palácio do Planalto; servidora que acompanhou ensaio foi demitida. 

Horas após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, no último dia 31, o Palácio do Planalto teve cenas de nudez artística. Enquanto o presidente Michel Temer voava para a China, tarde da noite, a maquiadora Ana Siqueira caracterizava fielmente em uma modelo nua os azulejos do artista plástico Athos Bulcão, no quarto andar do palácio, onde ficam a Casa Civil e a Secretaria de Governo.

“Uma presidente foi destituída hoje”, diziam integrantes do grupo, efusivos, em pequenos vídeos publicados em redes sociais. Referindo-se à modelo que era pintada nua, brincavam: “Estamos aqui na Casa Civil com a Soraya pelada!”.

Ana Siqueira, que mora em Nova York, executa o projeto “Habitathos” há mais de dois anos e tem autorização da Fundação Athos Bulcão. Na prática, ela camufla pessoas nos azulejos do renomado artista. O modelo só é percebido em um segundo momento, com mais atenção. Em 2017 deve haver uma exposição com o trabalho finalizado em Brasília.

Já foram fotografados — para não serem notados, como camaleões — modelos, que geralmente são brasilienses famosos em frente a azulejos de Bulcão em vários pontos da cidade. Foi assim no Palácio do Itamaraty, no Aeroporto Internacional JK, na Universidade de Brasília e em escolas. Para a madrugada de 31 de agosto para 1º de setembro, logo depois do impeachment, a artista pediu que o fotógrafo Kazuo Okubo fizesse as imagens das pinturas. O local escolhido foi o quarto andar do Planalto, um acima do gabinete presidencial.

O artista plástico Athos Bulcão, falecido em 2008 aos 90 anos, fez diversas colaborações com o arquiteto Oscar Niemeyer na segunda metade da década de 1950 e sua obra tem forte identidade com Brasília. Neste período, desenvolveu painéis em azulejos em diversos edifícios da capital federal. Segundo Okubo, a data para o ensaio no painel do Palácio do Planalto já estava agendada há dias, em contatos de uma produtora contratada por Ana Siqueira. O período ainda tinha que coincidir com a estadia no Brasil da maquiadora, que mora nos EUA.

— Não tínhamos nenhuma intenção de fazer piada nem nada. Era madrugada, estava muito monótono e a Ana estava gravando pequenos vídeos, ela gosta disso. Era para descontrair — afirmou Okubo, emendando:

— Quando realmente vimos que ia coincidir com um dia histórico, pediram para que fizéssemos o trabalho depois das 22h. A Ana levou umas cinco horas para acabar a pintura, e saímos perto das 3h.

GOVERNO ABRE SINDICÂNCIA

Em nota, a Secretaria de Comunicação informou que a servidora destacada para acompanhar o ensaio fotográfico foi demitida na última sexta-feira. Ela era de cargo de confiança da Coordenadoria de Relações Públicas. O Planalto declarou ainda que abriu uma sindicância para apurar o ocorrido na noite do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, inclusive se a funcionária comissionada era da gestão petista. A sindicância deve ser concluída em um mês.

 

O globo, n. 30350, 10/09/2016. País, p.6