Título: Inflação deve cair
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 29/11/2011, Economia, p. 13

Paris — A política econômica restritiva e a fragilidade do consumo externo contribuem para esfriar o ritmo de crescimento registrado em 2010 no Brasil, alertou a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em relatório divulgado ontem. Neste ano, o país registrará uma expansão de 3,4% na geração de riquezas, freando levemente para 3,2% em 2012, antes de voltar a subir a 3,9% em 2013, estimaram os economistas da instituição. Em 2010, a economia cresceu 7,5%.

Na avaliação da OCDE, que reúne 34 países, a inflação superou o teto da meta neste ano (6,5%). "Um crescimento menor da atividade econômica gerará provavelmente uma pressão para baixo nos preços, mesmo com o desemprego em níveis baixos e com a elevação da renda. O resultado final deve ser uma queda da inflação até 2013", assegura o documento. De acordo com o texto, o mercado interno continua sendo o principal motor da economia brasileira.

"O consumo privado se sustenta na expansão do crédito e no aumento das rendas salariais", afirmou a OCDE. Para a organização, a redução dos juros no país reflete a "crescente incerteza" do cenário internacional. Ainda assim, ela chama a atenção para o fato de que o Brasil tem uma das taxas mais altas do mundo, contrastando com as de países ricos, que têm custo de empréstimos perto de zero.

Obama dá palpites O presidente Barack Obama, que não consegue fechar um acordo com o Congresso em torno do orçamento público, resolveu dar palpites nos problemas fiscais da Europa. Após um encontro com líderes da União Europeia, afirmou que os Estados Unidos estão preparados para ajudar os parceiros a resolver a crise da dívida. "Quando a Europa está se contraindo ou tendo dificuldades, é muito mais difícil para nós criar bons empregos", disse. Repetidas vezes, ele destacou sua inquietação sobre as turbulências na Zona do Euro e os esforços hesitantes para melhorá-la. O temor é de que o pânico nos mercados cruze o Atlântico, atrapalhando a recuperação norte-americana e sua reeleição.