Chico e Lula entram na luta por voto útil da esquerda

Miguel Caballero e Renato Grandelle

27/09/2016

 

 

Ex-presidente vai a comício de Jandira e compositor, ao de Freixo.

Enquanto a pesquisa Ibope era divulgada, ontem à noite, mostrando pela primeira vez Pedro Paulo (PMDB) numericamente em segundo lugar (11%), seguido por Marcelo Freixo, do PSOL (9%), Indio da Costa, do PSD (8%) e Jandira Feghali, do PCdoB (6%), os dois candidatos da esquerda faziam comícios em lados opostos do Rio. Na Lapa, Freixo teve Chico Buarque e outros artistas em seu palanque; em Bangu, Jandira recebeu o ex-presidente Lula.

Os dois eventos simultâneos simbolizaram a divisão dos candidatos numa eleição em que, por estarem disputando os votos do eleitorado do mesmo campo político, houve ataques indiretos e acusações entre PSOL e PCdoB. A temperatura aumentou mais ainda no último fim de semana, quando o deputado federal Jean Willys (PSOL) afirmou que Jandira se lançou na disputa com o propósito deliberado de enfraquecer Freixo e, assim, favorecer Pedro Paulo, o que irritou militantes do PCdoB. Ontem, porém, Freixo e Jandira concentraram suas falas em críticas a Pedro Paulo e ao prefeito Eduardo Paes.

Com a grande praça em frente aos Arcos da Lapa tomada em boa parte pelos militantes — a Polícia Militar não estimou o público —, Chico Buarque lamentou que os dois candidatos não estivessem aliados:

— Vim reiterar meu apoio ao Marcelo Freixo. Eu gostaria de ter visto, desde o início, uma aliança, uma frente progressista na campanha. Mas hoje eu acredito muito que estaremos juntos no segundo turno para ganhar bonito com Freixo — disse Chico, que subiu ao palco com outros apoiadores famosos de Freixo, como os atores Wagner Moura e Gregório Duvivier, o cantor Lenine e a nadadora Joanna Maranhão.

No discurso que finalizou o comício, já debaixo de chuva, Freixo disse que a pesquisa Ibope mostrou que ele é o único capaz de tirar Pedro Paulo do segundo turno. E disse temer que o PMDB use a máquina da prefeitura em favor de seu candidato.

— Desculpem, mas a esquerda não está dividida, não. A esquerda está aqui. O valentão do PMDB tinha 30 inserções por dia, e nós tínhamos duas, e não vão nos derrotar. Até a eleição, eles vão pagar muita gente, porque é assim que funciona a máquina, e não vão nos derrotar — disse o candidato do PSOL. — Eles (PMDB) têm medo da gente porque sabem que, se a gente ganhar, nunca mais será igual. Vamos entrar nas favelas, criar conselhos de moradores nos bairros, fazer o povo participar e nunca mais haverá curral eleitoral.

Do outro lado da cidade, no Largo do Bangu, o comício do PCdoB encheu uma praça bem menor que o largo da Lapa. Lula classificou Marcello Crivella (PRB), líder das pesquisas de intenção de votos e ex-ministro da Pesca do governo Dilma Rousseff, e Pedro Paulo, de traidores, por terem votado, como senador e deputado federal, a favor do impeachment. Ao pedir votos para Jandira, ressaltou o fato de o comício acontecer numa região mais pobre do Rio:

— Ninguém nunca me trouxe aqui, era só Cinelândia, Cinelândia, Cinelândia. Essa mulher (Jandira) foi a primeira a falar, “você vai ver o povo, onde tem o Minha Casa Minha Vida”, e estou aqui por lealdade, por gratidão, porque esta companheira, desde 1989; era quem andava no caminhão pedindo voto comigo — afirmou Lula. — O Crivella é cristão. Como cristão, a gente não pode trair. Foi ministro da Dilma. Na primeira vez que Dilma precisou dele, ele se recusou a ser honesto e votou pela cassação. O Eduardo Paes, eu apoiei contra a vontade da minha mulher. Qual foi o meu dissabor quando ele liberou seu candidato (Pedro Paulo) para votar contra a Dilma. Na política, cada um segue sua carreira, mas o mundo é redondo, e a gente pode dar o troco e eleger a Jandira. As mulheres não podem deixar que uma pessoa que trata as mulheres como ele trata seja eleita.

Jandira manteve sua estratégia de “nacionalizar” a campanha: atacou o PMDB e minimizou a pesquisa Ibope:

— Vão manipular número, pesquisa, vão dizer que nós estamos caindo, que não temos competência. Quem trai na política trai o povo, quem trai o povo trai o eleitor — disse a candidata do PCdoB. — Se querem pegar bandido, que peguem o Aécio ou o Cunha. Ou a cúpula do PMDB. O que eles querem na verdade é aniquilar a imagem da esquerda na sociedade brasileira.

“Gostaria de ter visto, desde o início, uma frente progressista na campanha. Mas hoje acredito muito que estaremos juntos no segundo turno para ganhar bonito com Freixo”

Chico Buarque

No comício de Marcelo Freixo na Lapa
“Ninguém nunca me trouxe aqui, era só Cinelândia, Cinelândia, Cinelândia. Essa mulher foi a primeira a falar: ‘Você vai ver o povo, onde tem o Minha Casa Minha Vida’"

Lula

No comício de Jandira, em Bangu.

 

O globo, n. 30367, 27/09/2016. País, p.8