Crivella perde votos entre os eleitores de menor renda

Guilherme Ramalho e Marlen Couto

28/09/2016

 

 

Por sua vez, tucano Osorio cresce 9 pontos entre quem ganha mais de 10 salários, mostra Datafolha.

Os resultados da última pesquisa do Datafolha, divulgada ontem, confirmam o acirramento da disputa entre os candidatos a estar num provável segundo turno com Marcelo Crivella (PRB). Apontam ainda, pela primeira vez, uma oscilação negativa nas intenções de voto do senador: passaram de 31% para 29%. A queda foi acentuada entre os eleitores com menor renda e escolaridade, grupos em que sua candidatura é mais forte.

Exatamente nessas faixas, o candidato do PMDB, Pedro Paulo, apresentou alta e passou a ocupar a segunda posição, o que pode significar que recebeu parte dos eleitores do adversário. Ao mesmo tempo, nos grupos de entrevistados com maior renda e escolaridade, em que Marcelo Freixo (PSOL) concentra grande parte do seu eleitorado, o candidato do PSDB, Carlos Osorio, teve crescimento expressivo.

Entre eleitores com renda de até dois salários mínimos, Pedro Paulo subiu de 7% para 13%. Nesse segmento, o peemedebista ultrapassou Jandira Feghali (PCdoB), que se manteve com 9% dos votos, e só perde para Crivella. O candidato do PRB, por sua vez, registrou queda de 39% para 32%.

Na mesma faixa de renda, também houve mudança nas taxas de rejeição dos candidatos. Crivella tinha no último levantamento do Datafolha rejeição de 13%. Na pesquisa realizada na última segunda-feira, 20% dos eleitores com renda de até dois salários mínimos disseram que não votariam de jeito nenhum no candidato. A rejeição a Pedro Paulo, por outro lado, caiu de 29% para 23%, mas continua a maior entre todos.

Na véspera da eleição, a principal estratégia do candidato do PMDB tem sido explorar a imagem do prefeito Eduardo Paes nas suas atividades de campanha, com o objetivo de conquistar o eleitorado que aprova sua gestão.

O cientista político e pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa, Júlio Aurélio, prevê tendência de alta de intenções de voto para Pedro Paulo. Isso porque, na sua avaliação, o apoio da máquina pública costuma ter maior efeito nos últimos dias da disputa.

— Temos também muita fragmentação em relação ao segundo lugar e isso tende a dar vantagem ao candidato que tem a máquina. A divisão na esquerda, com as candidaturas de Freixo e Jandira, é outro fator que pode levá-lo ao segundo turno — conclui.

Segundo o Datafolha, entre eleitores com menor escolaridade, aqueles que completaram o ensino fundamental, Pedro Paulo também está em segundo lugar, atrás de Crivella. Suas intenções de votos passaram de 11% para 15%, enquanto Crivella registrou queda de 41% para 37%. Nesse grupo, a rejeição ao candidato do PRB subiu de 15% para 20%, enquanto a de Pedro Paulo caiu de 32% para 20%. Os dois têm, portanto, o mesmo nível de rejeição.

Na pesquisa do Ibope, realizada entre os dias 23 e 25 de setembro, antes do debate da TV Record, Pedro Paulo também apresentou crescimento entre os eleitores de menor renda (até um salário mínimo). Em relação ao levantamento anterior, passou de 6% para 13%, enquanto Jandira caiu de 12% para 6%. Crivella, no entanto, aumentou sua preferência entre os que ganham de 1 a 2 salários mínimos (passou de 37% para 43%) e entre aqueles que recebem mais de 5 salários mínimos (de 17% para 23%).

Ainda segundo o Datafolha, assim como Pedro Paulo, Osorio apresentou crescimento de dois pontos percentuais e passou a ocupar pela primeira vez o segundo lugar, no lugar de Indio da Costa (PSD), em empate técnico com o peemedebista e outros quatro candidatos. Na faixa que ganha mais de 10 salários mínimos, Osorio subiu de 6% para 15% e assumiu a liderança, empatado com Freixo.

Entre os mais ricos, o candidato do PSOL teve queda de 22% para 17%. Ao mesmo tempo, Indio apresentou perda nas intenções de voto de sete pontos, que podem ter migrado para Osorio. O tucano teve ainda alta de cinco pontos, para 10%, no eleitorado com ensino superior. Nesse grupo, está empatado na segunda posição com Bolsonaro (12%) e Crivella (9%). Freixo está na primeira posição, embora tenha apresentado ligeira queda.

 

O globo, n. 30368, 28/09/2016. País, p.6