Dissidente apoia Crivella em agenda polêmica

26/09/2016

BERNARDO MELLO

O candidato a prefeito do Rio Marcelo Crivella (PRB) esteve à frente de carreata quilométrica pela Zona Norte, na tarde de ontem. Mas não passou de coadjuvante do evento, dominado por apoiadores de Val do Ceasa, candidato a vereador pelo PEN, parte da coligação que apoia Pedro Paulo (PMDB).

Crivella encontrou o comboio em movimento e subiu na caminhonete que levava Val, participando do ato por cerca de meia hora. Além do candidato do PRB, que vem atraindo dissidentes de coligações rivais, a carreata teve a presença do senador Romário (PSB), que também descumpriu a posição oficial de seu partido, integrante da chapa de Indio da Costa (PSD), e apoiou Crivella.

Animado pelo jingle de Val do Ceasa, cujo material de campanha estava presente em praticamente toda a carreata, o pelotão saiu de Irajá, passou por Colégio, Cordovil e Braz de Pina e se aproximava da Penha quando Crivella discretamente se retirou. Pouco antes, apoiadores que seguiam de perto os candidatos foram vistos consumindo drogas e fazendo sinais de uma facção do tráfico.

Em nota, a assessoria de Crivella disse repudiar “qualquer comportamento criminoso", mas afirmou não ter responsabilidade sobre atos de terceiros, “principalmente em uma área tão abandonada pelo poder público”. Já um representante de Val do Ceasa informou que o candidato a vereador não percebeu a conduta dos apoiadores, e que “jamais aprovaria" o comportamento.

Val já foi alvo da fiscalização eleitoral neste ano. Em maio, antes do início da campanha, o TRE-RJ apreendeu faixas com o nome de Romário e do candidato a vereador. No entendimento dos fiscais, tratava-se de propaganda irregular.

 

O globo, n. 30366, 26/09/2016. País, p. 7