A quatro dias dos brasileiros irem às urnas em todos os municípios do país, as mais recentes pesquisas eleitorais apontam que haverá segundo turno nas duas maiores cidades: Rio de Janeiro e São Paulo. Na capital paulista, o tucano João Doria tem 28% das intenções de voto na pesquisa Ibope/Estado de S.Paulo/TV Globo. Ele parou de subir, mas praticamente assegurou a vaga na segunda rodada de votações, daqui a três semanas. Celso Russomanno (PRB) aparece a seguir, mas manteve a tendência de queda, ao oscilar de 24% para 22% das preferências.
Na terceira colocação, um empate técnico. Marta Suplicy (PMDB) interrompeu a queda registrada no levantamento anterior e oscilou de 15% para 16%. Já Fernando Haddad (PT), candidato à reeleição, manteve a tendência de ascensão, passando de 12% para 13%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Em um eventual segundo turno entre os candidatos do PSDB e do PRB, Doria venceria por 41% a 36%. Se a disputa fosse com Marta, o tucano teria 11 pontos de vantagem: 44% a 33%. Contra Haddad, Doria venceria por 52% a 27%. Desde a pesquisa anterior do Ibope, na segunda-feira, Luiza Erundina (PSol) oscilou de 5% para 6%. Major Olímpio (SD), João Bico (PSDC), Levy Fidélix (PRTB) e Ricardo Young (Rede) têm 1% cada. Henrique Áreas (PCO) e Altino (PSTU) não pontuaram. Eleitores que pretendem anular ou votar em branco seguem caindo, agora de 10% para 9%. Além disso, 3% não responderam. Foram ouvidas 1.204 pessoas.
No Rio, o Ibope confirmou a liderança isolada do senador Marcelo Crivella, candidato do PRB, que oscilou um ponto para baixo, de 35% para 34% das intenções de voto. Pedro Paulo, do PMDB, e Marcelo Freixo, do PSol, têm 10% cada um. A diferença é que o peemedebista oscilou um ponto porcentual para baixo e Freixo oscilou um ponto para cima. Indio da Costa, candidato do PSD, tem 8%. Estão empatados com 7% os candidatos Jandira Feghali, do PCdoB, e Flávio Bolsonaro, do PSC. Como a margem de erro é de três pontos porcentuais, são seis candidatos tecnicamente empatados em segundo lugar. Foram entrevistados 1.204 eleitores entre segunda-feira e ontem.
Intenções de voto
Confira os quatro primeiros na disputa eleitoral das duas maiores cidades brasileiras
Rio
34%
Marcelo Crivella (PRB)
10%
Pedro Paulo (PMDB)
10%
Marcelo Freixo (PSol)
8%
Índio da Costa (PSD)
São Paulo
28%
João Doria (PSDB)
22%
Celso Russomanno (PRB)
16%
Marta Suplicy (PMDB)
13%
Fernando Haddad (PT)
Correio braziliense, n. 19484, 29/09/2016. Política, p. 3