Valor econômico, v. 17, n. 4115, 20/10/2016. Brasil, p. A2

Brasil é oportunidade para investimento, diz Abe

Temer e Abe se reunem para assinatura de memorando de cooperação

Por: Schinichiro Nakaba

 

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que o Brasil, um mercado de mais de 200 milhões de habitantes, representa uma oportunidade de investimento para o país e que a intenção do governo brasileiro de fortalecer a infraestrutura é um ponto de atenção especial.

"O Japão apoia a política de reforma regulatória, criação de nova infraestrutura e fortalecimento da competitividade que o presidente Michel Temer está adotando", afirmou Abe após assinatura do Memorando de Cooperação entre Japão e Brasil para Promoção de Investimentos e Cooperação Econômica no Setor de Infraestrutura, em Tóquio, na tarde de quarta-feira (madrugada no horário de Brasília).

No evento que aconteceu na residência oficial do líder japonês, Abe afirmou que pôde trocar opiniões bastante proveitosas com o presidente Temer e discutir meios de aprofundar as relações entre os dois países.

"O Brasil significa uma oportunidade para o Japão, principalmente nos investimentos em infraestrutura. Fico muito feliz de que nesta ocasião tenhamos implementado uma agenda nessa área. Gostaria que os dois países, tanto no setor privado, quanto no público, cooperassem", afirmou. Abe disse que espera que as relações econômicas entre os dois países se fortaleçam ainda mais após o encontro.

Ao confirmar apoio à política econômica do governo Temer, o primeiro-ministro japonês ressaltou a promoção de política livre e aberta. "Nós compartilhamos os valores básicos de democracia, direitos humanos e somos parceiros importantes que cooperam no âmbito internacional. Nesse sentido, dou grande importância às relações entre o Japão e o Brasil", ressaltou Abe.

O presidente Temer assegurou aos japoneses que o país consolidou ambiente de segurança jurídica e de credibilidade reguladora. Grandes empresas japonesas registraram perdas por causa de mudanças nas regras do setor de energia e também por investimentos relacionados à Petrobras. Temer afirmou que o seu governo está muito consciente de que a recuperação da economia brasileira necessita de mais investimentos estrangeiros, mais comércio exterior, especialmente com os japoneses.

"São cerca de 700 empresas japonesas operando no Brasil e queremos mais investimentos do Japão. Identificamos 500 empresários japoneses com forte interesse em projetos em nosso plano de parcerias de investimentos com ênfase na área de infraestrutura. Queremos também exportar bens de maior valor agregado", disse Temer, que também participou de reuniões na Keidanren, a principal entidade empresarial do Japão.

Abe também agradeceu o apoio do Brasil à reeleição de Yukio Amano para o cargo de diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica. Temer prometeu apoiar a candidatura de japoneses a órgãos internacionais, pedido feito por Abe durante o encontro do G-20 na China, em setembro. "Muito obrigado", disse em português o primeiro-ministro, durante a reunião entre os líderes.

Abe aproveitou a ocasião para parabenizar o governo brasileiro pelo sucesso da Olimpíada do Rio, dizendo que gostaria de atingir o mesmo êxito nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.