Título: PF encaminha gravação à PGR
Autor: Campos, Ana Maria; Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 10/11/2011, Cidades, p. 35

A Polícia Federal (PF) deve enviar hoje à Procuradoria-Geral da República (PGR) vídeos e documentos com relatos acusando o governador Agnelo Queiroz de receber suposta propina na época em que o político dirigia a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A prerrogativa de investigar um governador é do Ministério Público Federal, que após parecer sobre o caso pode remeter os documentos ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na última terça-feira, as deputadas Celina Leão e Eliana Pedrosa, ambas do PSD, entregaram uma gravação e documentos à superintendente da PF em Brasília, Silvana Helena Vieira Borges. Fizeram isso após serem acusadas pelo colega Chico Vigilante (PT) de terem oferecido dinheiro ao lobista Daniel Tavares para que ele acusasse Agnelo.

Nas filmagens entregues pelas parlamentares, Daniel — ex-funcionário da empresa de medicamentos União Química — conta como funcionava um suposto esquema de pagamento de propina a Agnelo. O delator apresenta um comprovante de transferência eletrônica indicando repasse de R$ 5 mil para a conta de Agnelo. Mas a versão contada às parlamentares foi desmentida pelo próprio denunciante. Em outro vídeo, divulgado por Chico Vigilante, Daniel confirma a versão de Agnelo de que o dinheiro era a devolução de um empréstimo.

Ontem à tarde, a PF havia confirmado o encaminhamento de um pedido de autorização ao STJ. O tribunal, no entanto, não confirmava o recebimento. No início da noite, a PF reconheceu que prestou informação errada e que o material será, na verdade, enviado à PGR. O procurador-geral da República pode usar os vídeos como elementos para abrir um inquérito. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que era necessário submeter os vídeos com versões distintas à perícia. Ao comentar o caso no dia anterior, tinha dito que a situação de Agnelo não é tão grave quanto a crise que derrubou José Roberto Arruda, em 2010. (LT e AMC)