Título: Derrubadas em série
Autor: Ribas, Silvio
Fonte: Correio Braziliense, 09/11/2011, Economia, p. 9

A saída de cena do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi completa o ciclo de derrubada dos governos de países da Europa em grave crise fiscal, representados pela sigla em inglês Piigs, de Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha. Pressionados pelos mercados financeiros e por líderes da União Europeia (UE), um a um os governantes têm sido obrigados a se afastar ou a desistir do poder. O primeiro-ministro irlandês Brian Cowen, de centro-direita, foi a primeira vítima, depois de perder as eleições legislativas de fevereiro. No mês seguinte, foi a vez do português José Sócrates, do Partido Socialista.

No fim de semana, anunciou sua renúncia o primeiro-ministro socialista da Grécia, George Papandreou, que deve dar lugar ao partido conservador Nova Democracia em uma coalizão formada a toque de caixa. No poder desde 2009, Papandreou, de 59 anos, adotou medidas drásticas de austeridade, que provocaram dura recessão, sem convencer a opinião pública nem acalmar os credores.

Bola da vez Na semana passada, na véspera da reunião do G-20, grupo das 20 maiores economias do planeta, o grego propôs submeter o pacote de ajuda da UE a um referendo popular. A reação dos maiores líderes do euro tornou sua situação insustentável e tornou a Itália a bola da vez.

Na Espanha, com 5 milhões de desempregados (21,5%), José Luis Zapatero, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), teve que antecipar as eleições gerais para o próximo dia 20 e desistiu de disputar a reeleição, antevendo uma derrota para o rival Partido Popular (PP), de centro-direita. Sem carisma, o líder oposicionista Mariano Rajoy (PP) venceu na última segunda-feira o único debate eleitoral na TV contra o candidato socialista Alfredo Pérez Rubalcaba, reforçando seu favoritismo. (SR)