Título: Inflação divide Fed
Autor: Batista, Vera
Fonte: Correio Braziliense, 09/11/2011, Economia, p. 11

Washington — As divergências existentes no Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) a respeito de como enfrentar a crise na economia norte-americana ficaram evidentes ontem em um pronunciamento de um de seus diretores, Charles Plosser. Segundo ele, o Fed só será capaz de favorecer o pleno emprego caso mantenha a inflação estável — posição diversa da que vem sendo manifestada por outros dirigentes do organismo, para os quais a prioridade é estimular o ritmo da atividade com juros baixos, mesmo que isso signifique conviver com uma inflação mais alta.

"Ao criar um ambiente de inflação estável e confiável, a política monetária pode ser ajustada para contribuir para o aumento da produção e do emprego diante de perturbações econômicas", disse Plosser, que é presidente do Fed da Filadélfia.

Ele criticou alguns de seus colegas, como Charles Evans (Fed de Chicago) e Eric Rosengren (Fed de Boston), por serem favoráveis a permitir temporariamente uma inflação mais elevada para tentar reduzir a taxa de desemprego, que ficou em 9% em outubro. O Fed possui a dupla missão de assegurar a estabilidade dos preços e o pleno emprego. Plosser defende a adoção de uma meta de inflação anual de 2% por um período relativamente longo.