Título: Ensino básico é avaliado
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 09/11/2011, Cidades, p. 26

Alunos do 5º e 9º ano e do ensino médio fazem prova do Saeb, sistema que mede a qualidade das escolas públicas e privadas em todo o país. Teste de conhecimento não é obrigatório, mas alguns colégios incentivam os estudantes a participarem

Começou na última segunda-feira, e vai até a próxima semana, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), envolvendo cerca de 6,2 milhões de estudantes de 70 mil escolas públicas e particulares do país. O Saeb é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação, para análise da qualidade do sistema educacional brasileiro.

A cada dois anos, são aplicadas provas a alunos do 5º e 9º ano e do ensino médio. O Inep não divulgou o número de estudantes brasilienses que estão sendo avaliados. O resultado da prova sai em julho de 2012. Mesmo com a participação sendo optativa, as escolas do DF se esforçam para atingir boas notas. É o caso do Centro de Ensino Fundamental 5 (CEF 5), localizado na 408 Sul. Dos estabelecimentos que oferecem ensino fundamental, a unidade educacional está entre as quatro com melhor pontuação nas três últimas edições do Saeb. Na sala dos professores, há um quadro com os últimos dados para lembrar a importância da avaliação.

A diretora do CEF 5, Muria Lopes, afirma que a comunidade escolar incentiva os alunos a testarem seus conhecimentos. "Eu diria que 97% dos alunos fizeram a prova hoje (ontem). Nosso papel é de conscientizar. Além de divulgarmos os resultados, os professores trabalham em sala de aula com o banco de questões que o Ministério (da Educação) oferece", ressalta.

O Saeb inclui dois sistemas de exames. Um deles é a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, voltada para as redes públicas estadual, municipal e federal da área rural e urbana. Todas as escolas com no mínimo 20 alunos matriculados no 5º e 9º ano devem aplicar a prova. O outro é a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb ), da qual participam apenas parte dos estudantes das séries avaliadas. Os colégios são sorteados a partir de um plano amostral. Por ser complementar à Anresc, ela inclui escolas públicas com 10 a 19 alunos de 5º e 9º ano, rede privada e 3º ano do ensino médio.

Apesar de as escolas particulares serem contempladas, o número é baixo se comparado às públicas. Dos 70.140 colégios, apenas 1.900 são da rede particular. O conteúdo de ambas as provas se restringe às disciplinas de língua portuguesa e de matemática, e tem o foco na leitura e resolução de problemas. Segundo a assessoria do Inep, a inclusão de outros assuntos relacionados às diretrizes curriculares está sendo estudada por pesquisadores especializados.

Conteúdo São duas horas e meia de provas. Os alunos do 5º ano respondem a 22 questões de português e 22 de matemática, enquanto os estudantes do 9º ano e do ensino médio enfrentam 26 itens de cada matéria. Além das duas horas e 30 minutos de prova, os alunos preenchem um questionário socioeconômico, com 44 questões. Professores e diretores fornecem dados demográficos, sobre perfil profissional e condições de trabalho, e os aplicadores de prova do Inep respondem a itens de infraestrutura, acessibilidade, recursos pedagógicos e humanos da escola. Os questionários servem para caracterizar os alunos, os educadores e as instituições de ensino.

Alunas do 9º ano do CEF 5, Jaqueline Marques, 14 anos, e Tarciana Braga, 15, disseram que a prova não tem um alto nível de dificuldade. "Foi bem tranquilo, tinha mais coisa que aprendemos antes, no 7º ano. Uma professora de geografia já usava esse modelo de prova, com gabarito. Só tem que prestar atenção para não marcar errado", afirma Tarciana.

Este ano, o Saeb conta com uma edição especial da Prova Brasil. Os 328 municípios brasileiros com menos de 10 matrículas no 5º ano tiveram a oportunidade de participar da avaliação e assim integrar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Estudantes de mais de 250 pequenos municípios aderiram à edição especial.

Combinação O Ideb é a combinação de dois indicadores educacionais, aprovação e desempenho dos estudantes, medidos pelo Censo Escolar e pela Prova Brasil. O Plano de Desenvolvimento da Educação tem como meta que, até 2022, o Ideb do país para os anos iniciais (1º ao 5º ano) seja 6,0 e para os anos finais (6º ao 9º ano), 5,5. Segundo o Ministério da Educação, essa média corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

Desempenho * Estudantes 5º ano — 2.296.243 no Brasil e 29.727 no Distrito Federal 9º ano — 1.838.367 no Brasil e 18.666 no DF

Média das notas, referentes às escolas públicas 5º ano — Língua portuguesa — 179,58 no Brasil / 200,93 no DF Matemática — 199,52 no Brasil / 223,31 no DF Ideb — 4,4 Brasil e 5,4 no DF

9º ano — Língua Portuguesa — 236,96 no Brasil / 242,87 no DF Matemática — 240,29 no Brasil / 249,36 no DF Ideb — 3,7 no Brasil / 3,9 no DF

(*) Dados relacionados à avaliação de 2009