Título: No fio da navalha
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 15/11/2011, Política, p. 2

Veja os principais fatores que complicam a permanência de Carlos Lupi no Ministério do Trabalho:

Fraudes na capacitação » O Plano Setorial de Qualificação (Planseq) destina dinheiro para entidades comandadas pelo PDT. Diversas fraudes foram detectadas na execução dos convênios.

Projovem » A distribuição das vagas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) é decidida conforme os interesses eleitorais dos principais aliados de Lupi nos estados e nos municípios.

Propina » Lupi precisou afastar o coordenador-geral de Qualificação, Anderson Alexandre dos Santos, por suspeita de cobrança de propina de entidades irregulares com o ministério.

Avião » O presidente da Fundação Pró-Cerrado, entidade que mais recebeu dinheiro do ministério, pagou o aluguel de um jatinho para o ministro em dezembro de 2009, segundo reportagem da revista Veja.

Diárias e auxílio-moradia » Em 10 das 24 viagens feitas neste ano, Lupi recebeu diárias mesmo sem estar em compromissos fora de Brasília. Ele foi o ministro com o maior reajuste do auxílio-moradia: 123% neste ano (de R$ 2,6 mil para R$ 6 mil).

O boquirroto » Ao se defender das acusações, Lupi se enrolou nos discursos. Desafiou a presidente Dilma Rousseff e ameaçou: só sairia do cargo "à bala". Depois, pediu desculpas e disse que "ama" a presidente. Definiu-se como "osso duro de roer". E negou conhecer o presidente da Fundação Pró-Cerrado, Adair Meira.

Isolamento no partido » Lideranças do próprio PDT pediram investigação contra o ministro à Procuradoria-Geral da República e retiraram o apoio a Lupi, que é presidente licenciado da legenda.