Valor econômico, v. 17, n. 4106, 06/10/2016. Política, p. A8

Ministro do Turismo diz que assume 'tranquilo'

Por: Andrea Jubé

 

O novo ministro do Turismo, o alagoano Marx Beltrão, afirmou ontem que está "absolutamente tranquilo" em relação ao processo em que é réu por falsidade ideológica no Supremo Tribunal Federal. Em seu discurso na solenidade de posse no Palácio do Planalto, Beltrão adiantou que cogita ampliar o prazo da isenção temporária dos vistos para visitantes de alguns países.

"Não cometi dano ao erário, tenho certeza que muito em breve o processo será esclarecido, porque não cometi nenhum tipo de crime", disse em entrevista coletiva, após a cerimônia de posse.

Beltrão responde a denúncia no STF de que quando foi prefeito de Coruripe, em Alagoas, teria apresentado ao Ministério da Previdência Social comprovantes de repasse e recolhimento contendo informações falsas.

Tendo como padrinho político o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Beltrão apresentou ao Palácio do Planalto um parecer jurídico do ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira para conseguir ser nomeado. O documento afirma que Beltrão tem elevadas chances de ser absolvido, porque o Supremo, em precedentes semelhantes ao seu caso, decidiu pela absolvição do acusado.

Beltrão disse que assume o cargo por indicação da bancada federal do PMDB, mas admitiu que também tem o aval de Renan Calheiros. "Por eu ser do PMDB de Alagoas, não poderia avançar sem conversar com o presidente do Senado [Renan Calheiros], que também é presidente do PMDB de Alagoas", justificou.

No discurso de posse, ele destacou que "a isenção temporária dos vistos de visitantes dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália foi uma experiência essencial", afirmou. "Vimos os benefícios dessa medida, não temos motivos para insistirmos nesses empecilhos, por que não considerarmos a extensão de isenção de vistos por um período maior?", propôs.

Ele disse que trabalhará pela geração de empregos no setor. Ele observou que o orçamento da pasta neste ano é 10% inferior do que foi destinado em 2009. Acrescentou que após a realização da Olimpíada, 88% dos turistas disseram que pretendem voltar ao país.