Valor econômico, v. 17, n. 4104, 04/10/2016. Política, p. A12

PMDB vence nos menores municípios do país

Predominância nas maiores cidades foi do PSDB

Por: Ricardo Mendonça

 

Os resultados das eleições 2016 conforme o porte dos municípios mostra predomínio do PSDB nas cidades médias e grandes, ligeira liderança do PMDB nas pequenas e enorme vantagem pemedebista nos micromunicípios, aqueles com menos de 10 mil eleitores.

PSB, PSD e PP alternam-se como terceira força em diferentes segmentos. O PT vai mal em todos e, novidade deste pleito, passa a ter um perfil ainda mais concentrado nas localidades menores.

São os menores municípios do país - normalmente os menos urbanizadas e mais dependentes de transferências da União - que garantem ao partido do presidente Michel Temer liderança folgada no ranking de siglas que mais elegem prefeitos no Brasil (1.029 até agora, conforme os resultados do primeiro turno).

Trata-se de um agrupamento que reúne 3.044 municípios (54,7% do total) onde vivem 15,9 milhões de eleitores (11%). Nesse universo, o PMDB elegeu 617 prefeitos no dia 2 de outubro, o que equivale a 60% de todas as prefeituras conquistadas pela sigla em todo o país.

Nesse conjunto de municípios majoritariamente interioranos, muitas vezes chamados de "grotões", o PMDB elegeu 212 prefeitos a mais que o segundo colocado, o PSDB. O PP desponta como terceira força das microlocalidades, com 319 prefeituras conquistadas.

Entre as principais agremiações, a que tem maior concentração de representantes nos micromunicípios é o PP: 64,5% de seus prefeitos eleitos irão governar as menores prefeituras do país. O PMDB elegeu nesta faixa 60% de seus prefeitos.

Chama a atenção o desempenho do PT, com 147 vitórias nas microprefeituras neste ano, o que representa 57,4% de seus prefeitos eleitos. Trata-se uma mudança relevante do perfil do partido, que antes era conhecido por ser majoritariamente urbano. Em 2012, os 299 petistas eleitos nesse universo eram 47% dos vitoriosos do partido.

A partir do ano que vem, o PT passa a ter uma concentração nos micromunicípios maior que a do DEM (144 vitórias nas menores prefeituras, 54,5% de seus novos prefeitos).

No polo oposto, o das maiores cidades do país, a vantagem do PSDB é acachapante.

A situação precisa dos partidos nas 92 cidades com mais de 200 mil eleitores ainda depende da realização de segundo turno em 55 delas. Mas o predomínio do PSDB já é evidente, com 14 prefeitos eleitos, o dobro do segundo colocado, o PMDB. O destaque é São Paulo, a maior cidade do país, vencida no primeiro turno pelo tucano João Doria.

Nas cidades médias (50 mil a 200 mil eleitores), a situação é parecida. Tucanos foram eleitos em 70 das 315 cidades desse porte, o que garante a liderança isolada do PSDB nesse segmento. Desse total, 23 vitórias foram no Estado de São Paulo, o que confirma a força do partido na área liderada pelo governador Geraldo Alckmin.

As 443 cidades do país com mais de 50 mil eleitores representam 8% das prefeituras, mas quase 56% do eleitorado nacional. É devido a essa desigualdade que os prefeitos do PSDB deverão governar para um número muito maior de eleitores que o PMDB a partir de 2017.

Até agora, considerando os dados do primeiro turno, pelo menos 26,8 milhões de eleitores brasileiros terão prefeitos tucanos no ano que vem. Os pemedebistas governarão para ao menos 17,4 milhões.

Na sequência desse ranking aparecem PSB (9,3 milhões), PSD (8,9 milhões) e PP (7,1 milhões). Ao colher um dos piores resultados eleitorais de sua história, o PT obteve vitórias no primeiro turno em cidades que reúnem 4,4 milhões de eleitores.

Esses números ainda deverão crescer consideravelmente para algumas siglas, já que os prefeitos de um contingente enorme de eleitores (32 milhões) só serão definidos nas 55 disputas que foram para o segundo turno.

A tabela de prefeituras conquistadas por partido conforme os Estados dá indícios da influência de alguns governadores nas eleições municipais.

Um exemplo disso é o que ocorre com o PCdoB no Maranhão, Estado governado por Flávio Dino, uma das principais lideranças do partido atualmente.

No universo dos municípios pequenos do Maranhão (entre 10 mil e 50 mil eleitores), o PCdoB foi o partido que mais elegeu prefeitos: 27. Bem atrás aparecem o PSDB, com 18 vitórias, e o PMDB, liderado no Estado pelo ex-presidente José Sarney, com 16 prefeitos eleitos.

Outro exemplo é o do PSDB de Goiás, governado pelo tucano Marconi Perillo. A sigla elegeu 71 prefeitos no Estado, nas cidades com até 50 mil eleitores. O PMDB ganhou em 38 municípios goianos nestas faixas.

O fenômeno também ocorre em Pernambuco com o PSB, hoje sob o comando de Paulo Câmara, herdeiro político do ex-governador Eduardo Campos. No Estado, o PSB elegeu 51 prefeitos de cidades pequenas. O segundo colocado, bem atrás, foi o PSD, com 17.