Título: Ministra visita o Senado
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 15/11/2011, Política, p. 5

A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Rosa Weber, indicada pela presidente Dilma Rousseff para o Supremo Tribunal Federal (STF), visitou ontem o Senado, no primeiro contato com os parlamentares que vão sabatiná-la na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. A data da sabatina ainda não está acertada, mas os senadores Eunício de Oliveira (PMDB-CE), que preside a comissão, e Lindbergh Farias (PT-RJ), outro integrante do colegiado, estão negociando para que seja já na semana que vem, provavelmente no dia 23. A ministra teria concordado com a data.

Rosa encontrou-se ontem com a senadora Ana Amélia de Lemos (PP-RS). Embora não integre a CCJ, Ana Amélia quis conversar com a ministra devido à coincidência de ambas serem gaúchas. "Ela substituirá uma ministra que também era gaúcha", destacou a senadora, referindo-se à ex-ministra Ellen Gracie, que deixou o STF após 11 anos no cargo.

Devido ao feriado de hoje, apenas oito dos 81 senadores estiveram no plenário na segunda-feira, o que prejudicou a intenção de Rosa em se encontrar com outros parlamentares. Com a baixa presença, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), encerrou a sessão às 16h27.

Rotina Os encontros prévios entre indicados ao STF e senadores são considerados de praxe. Nenhum dos últimos nomes escolhidos foi rejeitado pelo Senado, mesmo quando os indicados foram criticados pela oposição — caso dos atuais ministros José Antônio Dias Toffoli, indicado por Luiz Inácio Lula da Silva; e Marco Aurélio Mello, sugerido por Fernando Collor de Mello.