Título: Juventude do PT elege representante
Autor: Correia, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 15/11/2011, Política, p. 6

A votação ocorre hoje em Brasília durante congresso nacional. Entre os desafios, o escolhido terá que emplacar candidatos nas eleições para prefeitos e vereadores de 2012

Eles sonham com um partido mais unido, sem tantas rachaduras internas. Querem também aumentar sua "bancada" municipal, emplacando um número maior de candidatos a prefeito e a vereador nas eleições do próximo ano. Com essas metas, jovens petistas elegem hoje um novo Secretário Nacional da Juventude do partido, que, em dois anos de mandato, tentará elevar o peso da opinião dos filiados entre 16 e 29 anos no processo decisório da legenda.

A escolha do novo secretário será o ponto alto do II Congresso Nacional da Juventude do PT, que se encerra hoje. "Nós queremos um crescimento de no mínimo 20% no número de candidatos nessa faixa etária nas eleições municipais de 2012", defende o atual secretário, Valdemir Rodrigues Paschoal, egresso do movimento estudantil e alçado ao posto para um mandato tampão de sete meses depois que a antiga secretária Severine Macedo foi nomeada titular da Secretaria Nacional da Juventude, na Presidência da República.

Maior peso político significará, na avaliação da juventude petista, mais participação na discussão de temas considerados prioritários por essa fatia da sigla — da reforma política ao Estatuto da Juventude, em tramitação no Senado. "Queremos levar a sociedade para discutir a reforma política, impedir que a direita contamine a proposta que será apresentada na Câmara, que representa muito da vontade do PT", recita Valdemir, mencionando, sem entrar em detalhes, o relatório do deputado Henrique Fontana (PT-RS) que deve ser votado nesta semana.

Os ataques aos partidos de direita, presentes em quase todos os discursos de militantes que participaram dos painéis de debates do congresso, não impediram momentos de crítica interna. "A juventude tem que inovar, mais do que simplesmente repetir as cisões internas que marcaram a história do PT", diz a diretora da Fundação Perseu Abramo, Selma Rocha. Ao todo, 696 delegados de todo o país participam da eleição do novo secretário. Cada um dos cinco candidatos ao posto vem de uma corrente diferente do PT.