Valor econômico, v. 17, n. 4107, 07/10/2016. Política, p. A10

Crivella lidera com 44% contra 27% de Freixo

Na primeira pesquisa do 2º turno, Datafolha mostra refluxo de deputado

Por: Cristian Klein

 

Na primeira pesquisa sobre as intenções de voto para o segundo turno da eleição a prefeito do Rio, o senador Marcelo Crivella (PRB) aparece com uma vantagem de 17 pontos percentuais sobre o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol), de acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem à noite. Crivella tem 44% das preferências contra 27% de Freixo. Votariam em branco ou nulo 18% dos entrevistados; e 10% disseram estar indecisos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Considerado apenas o que seriam os votos válidos - excluindo-se nulos, em branco e indecisos - Crivella teria 62% e Freixo 38%.

O Datafolha também aferiu a migração de votos entre os eleitores de candidatos que participaram do primeiro turno e os dois finalistas. Crivella recebe apoio de 69% dos que votaram em Flávio Bolsonaro (PSC), enquanto Freixo apenas 5%. Em contraste, o candidato do Psol é o preferido de 57% dos eleitores de Jandira Feghali (PCdoB), enquanto Crivella recebe 30% das preferências desse grupo. Os eleitores de Indio da Costa (PSD) são os mais indecisos (22%), sendo que 33% votariam no senador e 26% no deputado estadual. Esse dado torna uma declaração de apoio formal do deputado federal ainda mais cobiçada pelos adversários no segundo turno.

Os que votaram em Pedro Paulo (PMDB) e Carlos Osorio (PSDB) são os que apresentam as maiores taxas de nulos e em branco: 28% e 29%, respectivamente. Entre os eleitores do pemedebista, 33% escolhem Crivella, e 21% Freixo. Já os do tucano ficam 35% com o candidato do PRB e 26% com o do Psol.

O menor índice de votos em branco e nulos, de 5%, está entre os que preferiram Jandira, em contraste com os eleitores de Bolsonaro, os únicos a tornarem esta sua segunda opção (20%), acima da escolha de um candidato.

Depois do eleitorado de Indio da Costa, os que apresentam maior taxa de indecisão são os que votaram em Pedro Paulo (18%), seguidos de Osorio (11%), Jandira (8%) e Bolsonaro (6%).

O Datafolha aponta ainda que 60% dos que invalidaram o voto no primeiro turno continuariam a votar em branco ou nulo; 16% optariam por Crivella; 10% por Freixo; e 14% não sabem responder.

Na última pesquisa do instituto, antes da realização do primeiro turno, no domingo, o Datafolha apontava uma tendência de crescimento de Marcelo Freixo na simulação de segundo turno contra Marcelo Crivella - o que não se confirma desta vez. A vantagem do senador, que havia sido de 22 pontos percentuais (51% a 29%) no levantamento anterior, em 26 de setembro, caía para apenas cinco pontos percentuais (42% x 37%), na pesquisa divulgada na véspera do dia de votação. Os novos números indicam um freio na trajetória de crescimento de Freixo, que cai dez pontos percentuais, portanto fora da soma das margens de erro. Em compensação, os indecisos subiram de 3% para 10% e Crivella oscilou dois pontos para cima. O grupo dos que votariam em branco ou nulo permanece em 18%.

O quadro está mais em linha com a pesquisa do Ibope, também divulgada no sábado, e que apontava um cenário de maior vantagem para Crivella (47% a 25%).

A pesquisa do Datafolha foi encomendada pela TV Globo e entrevistou 1.151 pessoas nos dias 5 e 6 de outubro. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, sob o protocolo nº RJ 03497/2016.