Temer diz não se preocupar com popularidade
Elizabeth Lopes e Daniel Weterman
07/10/2016
Presidente afirma que quer o ‘aplauso’ dos desempregados e não é candidato à reeleição.
O presidente Michel Temer disse ontem que “não tem nenhuma preocupação com a popularidade” do seu governo. Em entrevista à rádio Jovem Pan, Temer comentou a pesquisa CNI/Ibope que mostrou rejeição de 39% a seu governo. Ainda segundo a pesquisa, 31% consideram o atual governo pior do que a gestão da presidente cassada Dilma Rousseff.
Temer disse que não costuma levar em conta esse tipo de avaliação porque não é candidato à reeleição e está focado em resolver os problemas que afligem a população brasileira. Segundo ele, seu compromisso é colocar o País “nos trilhos”.
O presidente repetiu que, se chegar ao fim de seu governo, em 2018, com 5% de avaliação positiva, mas permitir emprego aos 12 milhões de desempregados atualmente, estará mais do que satisfeito. “Quero ter aplauso daqueles que estão desempregados, e não tenho nenhuma preocupação com popularidade, não estamos em período eleitoral e não sou candidato à reeleição”, afirmou. Disse ainda que não vê motivos para pensar em se candidatar na disputa presidencial de 2018.
Campanhas. Na entrevista à rádio, Temer rebateu as críticas de que seu governo foi o responsável pela elevação do nível de desemprego e que foram usadas, segundo ele, nas campanhas municipais pelo País.
Para o peemedebista, usaram de uma “inverdade absoluta” para acusá-lo de ser o responsável pelos 12 milhões de desempregados atualmente no Brasil.
Ele também reclamou do que chamou de “uso político” de uma suposta proposta do governo de uma jornada diária de trabalho de 12 horas.
“O que aconteceu na campanha eleitoral, convenhamos, foi feito com muita falsidade. Isso (a suposta proposta de 12 horas diárias de jornada de trabalho) é uma inverdade que eu tive a oportunidade de dizer que não era exato, mas ainda assim foi usada politicamente”, afirmou o presidente.
Despreocupação
“Quero ter aplauso daqueles que estão desempregados, e não tenho nenhuma preocupação com popularidade.”
Michel Temer
PRESIDENTE DA REPÚBLICA
O Estado de São Paulo, n. 44915, 07/10/2016. Política, p.A7