Título: PSDB cobra demissão
Autor: Jeronimo, Josie; Correia, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 17/11/2011, Política, p. 4

O PSDB entrou com uma representação ontem, na Procuradoria-Geral da República (PGR), contra o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. No ofício, assinado por lideranças do partido, os tucanos pedem que a PGR recomende à presidente Dilma Rousseff que o ministro seja demitido. A legenda solicita também a abertura de um inquérito para investigar Lupi por crime de responsabilidade, sob o argumento de que ele "mentiu ao Congresso Nacional".

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou, porém, que cabe ao Congresso avaliar se Lupi mentiu. O ministro é acusado de ter viajado em um avião pago por uma ONG que teria recebido, depois do voo, recursos do ministério. Em depoimento na Câmara, ele negou ter viajado na aeronave paga pelo empresário Adair Meira. Posteriormente, Meira desmentiu o ministro, ao confirmar que Lupi andou em aviões patrocinados por ele em deslocamentos no interior do Maranhão.

Também ontem, o PSDB protocolou pedido de investigação de Lupi na Comissão de Ética Pública da Presidência da República. O líder tucano na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), alega que o ministro desrespeitou o Código de Ética da Alta Administração Federal ao receber transporte de particulares de forma a permitir dúvida sobre a sua probidade.