Crivella lidera no Rio, afirma pesquisa

Marcio Dolzan

07/10/2016

 

 

Em levantamento do Datafolha sobre o 2º turno, candidato do PRB aparece em vantagem; Freixo atribui resultado a desconhecimento do eleitor.

O candidato Marcelo Crivella (PRB) lidera a corrida para a prefeitura do Rio, segundo a primeira pesquisa Datafolha para o segundo turno. Levantamento realizado nos dias 5 e 6 apontou que Crivella tem 44% das intenções de voto.

Marcelo Freixo (PSOL) está com 27%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o levantamento, 18% dos entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo no segundo turno. Outros 10% não souberam ou não quiseram responder. Se forem considerados apenas os votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos, Crivella tem 62% das intenções de voto e Freixo está com 38%.

Enquanto Crivella vibrou com os números, Freixo procurou minimizar a desvantagem apontada pela pesquisa. “A pesquisa ainda reflete o primeiro turno. A partir do momento em que começarem os debates e o programa de rádio e TV a tendência é um maior nivelamento nas pesquisas, pois ainda sou desconhecido para muitos”, afirmou o candidato do PSOL.

Crivella falou em consolidar a vantagem. “Não tenho palavras para expressar a gratidão diante da generosidade do povo carioca com este servidor. Vamos agora para os debates, para consolidar esses votos”, disse o candidato do PRB, segundo o jornal O Globo. 

Apoios. Crivella foi para o segundo turno da eleição no Rio com a maior votação entre os candidatos. Ele recebeu 842.201 votos (27,8% dos votos válidos). Freixo, por sua vez, obteve 553.424 (18,3%). O candidato do PSOL já recebeu apoios do PCdoB, do PT, do PSTU e da Rede para a o segundo turno. Já o representante do PRB tenta conquistar o apoio do PSD. O PMDB e o PSDB anunciaram que ficarão neutros.

O Datafolha também questionou os entrevistados que votaram em outros candidatos no primeiro turno sobre em quem vão escolher no próximo dia 30.

Apesar de ter conseguido apoio oficial de um maior número de partidos, Freixo deverá ter dificuldades em receber os votos desse eleitorado.

Segundo a pesquisa, a maioria dos eleitores deverá migrar para Crivella. De acordo com o levantamento, Freixo deverá receber a maior parte dos votos apenas daqueles que afirmaram ter votado na candidata Jandira Feghali (PCdoB) no pleito do domingo passado. Desses, 57% anunciaram voto em Freixo e 30%, em Crivella.

Migração de votos. O maior porcentual de migração de votos para Crivella é de eleitores de Flávio Bolsonaro (PSC). Segundo a pesquisa, 69% deles declararam apoio ao candidato do PRB, enquanto 5% afirmaram votar no representante do PSOL no segundo turno.

Dentre os eleitores de Pedro Paulo (PMDB), terceiro mais votado no primeiro turno, 33% declararam apoio a Crivella, enquanto 21% disseram que votarão em Freixo.

O Datafolha ouviu 1.151 eleitores.

A margem de erro é de 3 pontos porcentuais e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo RJ-03497/2016.

Votos válidos

62% das intenções de votos tem Marcelo Crivella (PRB) na disputa pela prefeitura do Rio

38% tem Marcelo Freixo (PSOL).

 

O Estado de São Paulo, n. 44915, 07/10/2016. Política, p.A8