Título: Obama exige plano
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 17/11/2011, Economia, p. 21

Camberra — O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou ontem que está muito preocupado com a instabilidade econômica dos países da Zona do Euro e cobrou das autoridades europeias "vontade política" para dar uma resposta rápida e decisiva à crise. "Até que se implemente um plano concreto e uma estrutura que envie uma mensagem clara aos mercados, dizendo que a Europa respalda firmemente o euro e fará o que deve fazer, vamos continuar vendo o tipo de turbulências que vimos até agora", disse.

Obama se disse profundamente inquieto. "Suspeito que continuarei profundamente inquieto amanhã e na próxima semana", acrescentou. O problema norte-americano elogiou o líder francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, além da Grécia e da Itália por suas iniciativas para formar governos de coalizão e implementar reformas, mas foi crítico à Europa no sentido mais amplo. "O problema no momento é de vontade política. Não é um problema técnico", disse. "Eu acho que existe um desejo verdadeiro por parte dos líderes, como o presidente Sarkozy e a chanceler Merkel, mas eles têm uma estrutura política complicada", acrescentou.

Obama fez sua primeira visita oficial à Austrália, país com o qual pretende reforçar a cooperação militar para neutralizar as ambições da China na região.