Doria é eleito no 1º turno e fortalece Alckmin para 2018

03/10/2016

 

 

Prefeitura. Com uma votação recorde na primeira fase da campanha, candidato do PSDB vence disputa na capital; triunfo dá mais vigor ao projeto presidencial do governador.

O candidato do PSDB, João Doria, foi eleito ontem prefeito de São Paulo no primeiro turno, com 53,3% dos votos válidos.

A vitória inédita – pela primeira vez uma eleição na maior cidade do País foi decidida na primeira etapa – representa também um significativo triunfo de Geraldo Alckmin, que bancou o nome do empresário, neófito em uma disputa eleitoral, e enfrentou uma dissidência interna no PSDB paulista. O resultado, em última análise, fortalece o projeto presidencial do governador tucano.

Doria, que na campanha se apresentou como gestor, dispensando o rótulo de político, obteve pouco mais de 3 milhões de votos, alcançando a maior vantagem em um primeiro turno sobre o 2.º colocado, o prefeito Fernando Haddad (PT), desde 1992. O tucano superou também Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB) e Luiza Erundina (PSOL).

A campanha tucana explorou o sentimento antipetista, que tem maior ressonância na capital paulista. Haddad terminou a disputa com 16,7% (967,1 mil votos) – a pior votação de um candidato do PT em São Paulo. A derrota explicita a situação dramática do partido, com líderes acossados pela Operação Lava Jato e destituído do governo federal com o impeachment de Dilma Rousseff. O PT sofreu o maior revés entre os grandes partidos. Até a conclusão desta edição, a sigla havia conquistado 256 prefeituras, 60% menos do que os 635 eleitos há quatro anos.

Doria vai administrar uma metrópole com 12 milhões de habitantes e Orçamento estimado em R$ 54,7 bilhões. Além de São Paulo, as eleições foram definidas em outras sete capitais, incluindo Salvador, onde ACM Neto (DEM) foi reeleito com 74% dos votos válidos. No Rio, haverá 2.º turno entre Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL).

 

O Estado de São Paulo, n. 44911, 03/10/2016. Política, p.A4