ACM Neto é reeleito com 73,99% dos votos

Leonencio Nossa

03/10/2016

 

 

Atual prefeito de Salvador derrota com folga a candidata do PCdoB, Alice Portugal, e diz que o ‘desenho da Bahia mudou nesta eleição’.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), se reelegeu ontem com 73,99% dos votos. 

Com a vitória folgada, prevista nas pesquisas, ele se consolida como principal oponente do governador Rui Costa (PT), que tentará o segundo mandato em 2018. O neto do ex-senador Antonio Carlos Magalhães derrotou Alice Portugal (PCdoB), que teve 14,55% dos votos.

À noite, logo após o fechamento das urnas, o prefeito, de 37 anos, deu entrevista no salão de festas do prédio onde moram seus pais, no Corredor da Vitória, reduto de políticos e estrelas do axé. “Não há de minha parte vontade de um confronto, mas é preciso dizer que o governador é o grande derrotado”, afirmou.

De 1,9 milhão de eleitores da cidade, 78% compareceram para votar. O prefeito obteve 980.246 votos e sua principal adversária, 193.102. Na conversa com jornalistas, ACM Neto ainda contabilizou como uma grande derrota do governador a reeleição de José Ronaldo, do DEM, que venceu o petista Zé Neto em Feira de Santana, principal município do interior baiano.

“O desenho da Bahia mudou nestas eleições”, avaliou.

O prefeito reeleito observou que os prefeitos brasileiros enfrentam, no momento, uma situação de “desespero” e “dificuldades financeiras”. “É um grande desafio para o prefeito deixar as contas em dia”, disse. 

‘Carlismo’. Numa frente de 14 partidos, a vitória de ACM Neto deu ânimo a antigos nomes do “carlismo”, como ficou conhecido o grupo político do avô dele.

Paulo Souto, ex-governador e atual secretário municipal da Fazenda de Salvador, disse que o “carlismo” sempre soube se renovar. “A verdade é que a figura de Antonio Carlos, que é vista com dificuldade pelos mais novos do grupo, sempre soube fazer uma invejável renovação política”, afirmou.

ACM Neto não se irrita ao ser questionado se está preparado para passar a vida inteira respondendo a ações do avô. Ele diz que nunca quis e nem poderia se desvincular do senador.

“Comecei a exercer meu primeiro mandato de deputado em 2003. Meu avô morreu quatro anos depois. Já se passaram nove anos. Não tenho de provar nada. As pessoas me conhecem pelo meu trabalho e minha forma de fazer política, que não é igual a dele.” 

Governo estadual. O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) mostrava ontem pesquisas em que o prefeito aparecia à frente de Rui Costa na disputa pelo governo do Estado.

“A prioridade de ACM Neto agora é governar Salvador. Fica claro que se governar bem, não precisa fazer campanha”, avaliou Aleluia.

O prefeito reeleito evita falar sobre uma possível candidatura ainda em 2018 para o governo do Estado, mas ressalta que o grupo está coeso para derrotar a máquina petista no interior.

Ao votar pela manhã, o governador Rui Costa minimizou o feito de ACM Neto na capital. Ele estimou que dos 417 municípios baianos, mais de 300 estarão com o PT na disputa pelo governo do Estado.

“Eleição para prefeito e para governador são realidades completamente diferentes”, afirmou. “Eu ganhei em Salvador, em 2014, tendo ACM Neto como prefeito”, observou.

“Uma disputa não tem nada a ver com a outra.” Ao lado do governador, a candidata do PCdoB, Alice Portugal, disse que trabalhou contra um adversário que só fez “maquiagens” em Salvador. “Tivemos uma campanha curta, mas que mostrou a verdade da inépcia do prefeito em relação à vida da nossa cidade.” 

Rival

“Não há de minha parte vontade de um confronto, mas é preciso dizer que o governador (Rui Costa, do PT) é o grande derrotado.”

ACM Neto

PREFEITO REELEITO DE SALVADOR.

 

O Estado de São Paulo, n. 44911, 03/10/2016. Política, p.A18