Ibope: Marchezan tem 56% contra 44% de Mello

 
29/10/2016
Cristiane Jungblut

 

O candidato do PSDB a prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, se mantém à frente na corrida eleitoral. A pesquisa do Ibope divulgada ontem indica o tucano com 56% dos votos válidos (descontados em branco e nulos). Já o candidato do PMDB, Sebastião Melo, está com 44% dos votos válidos. Na pesquisa anterior, Marchezan tinha 57% e Melo, 43%.

Com a soma de brancos e nulos, Marchezan tem os mesmos 44% da pesquisa anterior. Mas Melo subiu de 33% das intenções de voto para 36%. Os votos em branco e nulos somam 18%, e 2% não responderam. A margem de erro é de três pontos percentuais.

As campanhas receberam as pesquisas de forma cautelosa, destacando apenas se tratar de um registro do momento. Ambos os lados sabem que há muitos indecisos: foram mais de 300 mil no primeiro turno.

— Digo a mesma coisa desde o primeiro turno. É a fotografia do momento — avaliou Marchezan.

Já o presidente do diretório municipal do PMDB, Antenor Ferrari, disse que a pesquisa do Ibope precisa ser avaliada com cuidado:

— É sempre uma tendência. Até porque há muitos indecisos e o que vale é a urna. Não dá para tomar como definitiva.

A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral, foi encomendada pela RBS TV, afiliada da Rede Globo. O Ibope ouviu 805 pessoas, desde o último dia 26. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A campanha de Porto Alegre tem sido marcada pela tensão entre os dois candidatos.

Na quarta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) determinou a retirada de 11 notícias do site da prefeitura de Porto Alegre. O pedido foi feito pela campanha de Marchezan sob a alegação de que o conteúdo promovia atos do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, que poderiam beneficiar indiretamente Sebastião Melo, que é o atual vice-prefeito.

 

O globo, n. 30399, 29/10/2016. País, p. 5