Título: Terça é dia de DRU
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 18/11/2011, Política, p. 7

A poucas semanas do fim do ano legislativo, o governo ainda luta para aprovar em segundo turno na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição n° 67/2011, que prorroga a Desvinculação das Receitas da União (DRU). A votação está marcada para terça-feira e a matéria é, atualmente, a mais importante para o Palácio do Planalto. A DRU deve ter a tramitação concluída ainda em 2011 para que possa valer no próximo ano.

A meta governista é prorrogar o instrumento até 31 de dezembro de 2015. A DRU permite ao Executivo gastar livremente 20% do Orçamento da União — apenas em 2012, a previsão é que esse percentual corresponda a cerca de R$ 62 bilhões.

Caso o Planalto obtenha sucesso e consiga aprovar a DRU na Câmara em segundo turno, na quarta-feira a PEC já seria apreciada pelos senadores. Por se tratar de emenda constitucional, também precisa ser votada em dois turnos no Senado — nesse caso, respeitando o intervalo de cinco dias úteis entre cada votação. No entanto, a oposição promete repetir a estratégia de usar toda sorte de instrumentos regimentais para obstruir a tramitação da matéria.

Apesar das ameaças, o governo acredita que sairá vitorioso nas duas Casas. O principal argumento empregado pela presidente Dilma Rousseff e pela equipe palaciana para defender a importância da DRU é a crise financeira internacional.