Título: Grécia negocia com credores
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 18/11/2011, Economia, p. 12

Atenas — O governo grego está buscando com os credores privados uma fórmula para garantir o êxito da operação de troca da dívida que permita ao país superar a crise, disse ontem o diretor da Agência de Gestão da Dívida Pública, Petros Christodulu. "Estamos em consultas, buscamos a fórmula. Precisamos de uma solução que garanta a maior participação dos bancos e organismos financeiros nessa operação", afirmou.

Segundo o diretor do Instituto de Finanças Internacionais, Charles Dallara, os donos de títulos públicos gregos formaram um comitê de credores e esperam começar as negociações o mais rapidamente possível para aplicar um corte de 50% no valor dos papéis. Dallara representou os bancos e os fundos de investimento no acordo feito com os líderes da União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Apoio O executivo afirmou que está "animado sobre as perspectivas de cristalizar um acordo definitivo em algumas semanas". O FMI espera que o primeiro-ministro Lucas Papademos apresente um amplo apoio político por parte dos partidos em relação às medidas de reativação econômica, antes de continuar sua assistência ao país.

"Uma vez que seja assegurado um amplo apoio político, poderemos realizar a quinta revisão e desembolsar o sexto lote de empréstimo de 30 bilhões de euros", disse um porta-voz do Fundo, David Hawley, no dia seguinte ao voto de confiança do parlamento grego outorgado ao novo governo. O FMI foi encarregado pelo G-20 (grupo das principais economias do mundo) de supervisionar a aplicação das medidas prometidas pela Grécia a seus sócios europeus.