Cabral admite que anel foi presente de Cavendish

Chico Otavio

21/10/2016

 

 

Ex-governador diz que não sabia valor da joia; de acordo com empresário, ela custou R$ 800 mil

 

O ex-governador Sérgio Cabral Filho admitiu, em nota divulgada ontem, que a então primeira-dama, Adriana Ancelmo, recebeu um anel do empresário Fernando Cavendish, dono da Delta Construções, no dia de seu aniversário, 18 de julho de 2009. Cabral negou, porém, que tivesse pedido a Cavendish para pagar a joia, comprada por 200 mil euros (cerca de R$ 800 mil) na filial da Van Cleef & Arpels, famosa joalheria em Mônaco, ou que soubesse o valor da peça.

A história do anel, presenteado a Adriana Ancelmo na comemoração do seu aniversário no restaurante Le Louis XV, do chef Alain Ducasse, em Mônaco, foi revelada por Cavendish aos procuradores da República durante o processo de negociação de sua delação premiada, ainda não concluído. Na versão do empresário, Cabral o pediu para pagar a joia, que já estava reservada na joalheria, o que foi feito com o cartão de crédito do dono da Delta.

Inicialmente, Cabral informou que não comentaria a informação. Ontem, depois da divulgação da notícia pelo GLOBO, distribuiu nota em que confirma o jantar de aniversário, no qual “o empresário Fernando Cavendish e a sua então esposa Jordana deram um anel de presente à aniversariante”. De acordo com o ex-governador, “o valor do presente evidentemente não foi perguntado e era e continua sendo desconhecido”.

Cabral também confirmou, como Cavendish havia relatado na delação, que a joia foi devolvida em 2012, quando ambos romperam a amizade. “Posteriormente, quando foram divulgadas as denúncias contra Cavendish envolvendo Carlos Cachoeira, o estado acompanhou o governo federal na decretação da inidoneidade da Delta, motivo pelo qual o casal praticou o gesto de devolver o presente”, informou o ex-governador na nota.

 

O globo, n. 30391, 21/10/2016. País, p. 7.